APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO E
GESTÃO DE PROJETOS DE TECNOLOGIA NA ESCOLA
OBJETIVOS: Alinhar e orientar a produção de
recursos e atividades educacionais que envolvam a tecnologia aos objetivos de
melhoria da qualidade social da educação contidos no programa de reorientação
curricular: formação de valores éticos, sociais e de cidadania, desenvolvimento
do pensamento reflexivo, valorativo e crítico, assim como, o desenvolvimento do
gosto por aprender e desenvolvimento da capacidade de auto regulação.
CONCEPÇÃO: Formar em serviço
Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs), a partir da premissa
da Aprendizagem por Investigação, combinando estratégias de investigação
cognitiva (mediação pedagógica a partir do princípio dialógico), a relação
entre currículo e território propondo o trabalho com projetos (escolha dos
temas tendo em consideração a produção científica da humanidade e o que se
percebe ser a necessidade dos educandos), que possam se utilizar da Robótica,
da Programação, da Gamificação, do Pensamento Reflexivo, para que estes
contribuam para um currículo integrado, que tenham o registro do processo e
avaliação formativa como basilares para a formação do aluno, valorizando sua
autoria e protagonismo.
CONTEÚDOS:
-Aprendizagem por Investigação;
-Avaliação formativa;
-Aprendizagem Baseada em Projetos;
-Desenvolvimento e uso da linguagem do pensar;
-Construção coletiva de conhecimento;
-Metacognição;
-Artefatos e registros para reflexão;
-Ferramentas de produção e publicação coletiva;
-Ferramentas de autoria baseadas em linguagens de programação;
-Comunidades de aprendizagem e de prática;
-Documentação pedagógica de registro;
-Sequências Didáticas Investigativas;
-Temas emergentes que tangenciam as práticas educativas
atualmente: sala aula invertida, plataforma adaptativas, gamificação, ensino
hibrido, personalização do ensino, programação,
robótica dentre outros.
METODOLOGIA: O curso será semi presencial, com
quatro encontros presenciais e atividades à distância ocorrendo em ambiente
virtual Plataforma AVA/SME-SP, que favoreça a interação entre os participantes e seus
mediadores. O conteúdo será disponibilizado em diferentes formatos (texto,
vídeo, áudio, animações, etc.).
AVALIAÇÃO: A avaliação será qualitativa, durante
todo o processo, pautando-se pelo registro do processo, participação nos
fóruns, postagens das atividades, melhoria de ideias após feedbacks e interação
entre os participantes.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: De 08
de abril a 02 de dezembro de 2015.
No texto "O currículo como direito e a cultura digital" (disponível
na biblioteca do curso), o professor Fernando Almeida afirma que
"... é o currículo que define o uso das TIC e não é definido por
ela.", enfatiza ainda que "...o currículo esteja integrado à cultura
contemporânea como um direito." O texto afirma ainda que cometemos três
equívocos na inserção das tecnologias na educação formal, e a defesa de que o
uso das tecnologias da informação e comunicação na educação formal como uma
forma privilegiada de inovar ou alterar currículos seria uma armadilha imposta
aos professores.
Tanto as afirmações colocadas no texto, como a fala da professora Viviane
Mosé no programa Café Filosófico, nos provocam a refletir sobre o papel da
escola e a pensarmos sobre um currículo que leve em conta a vivência do
aluno e seu cotidiano, na perspectiva da Cultura Digital.
O
QUE A ESCOLA DEVERIA APRENDER ANTES DE ENSINAR?
A educação por Viviane Mosé. A
escola fragmentada, dividida em disciplinas e grades curriculares, e distante
da vida dos professores e alunos,
se deparar, a cada dia, com um
mundo que faz perguntas cada vez mais globais e urgentes, como a necessidade de
considerar o todo, o planeta, a cidade.
Quais os desafios da educação no
mundo contemporâneo?
Critérios
de avaliação para participar deste fórum:
ATIVIDADES 1
1. Pautar as respostas nas fontes
(texto e vídeo) disponibilizadas;
2. Responder aos quatros
questionamentos propostos de forma contextualizada;
3. Observar as postagens no fórum, identificar dois
colegas que complementem suas ideias e comente suas respostas apontando pontos
de convergência entre o que pensam.
Partindo das observações iniciais propostas
para este fórum, o que lhe chamou mais atenção? O que elas trazem para sua
reflexão que você ainda não havia pensado? Elas contribuem para que você
reflita sobre a escola, o currículo, o papel do professor e do aluno por
uma outra perspectiva? De que maneira?
ATIVIDADES 2
Deverá
escolher um grupo para participar. Em cada um deles há uma prática que deverá
ser observada e analisada por cada integrante e também de forma colaborativa.
Critérios para formar os grupos:
1º Acesse cada um dos grupos que se encontra
no menu a esquerda. Assista ou leia o projeto apresentado;
2º Escolha o projeto
com o qual mais se identificou e escreva seu nome no espaço logo abaixo do
texto ou vídeo. Esta é sua inscrição para participar deste grupo específico;
3º
Observe o número de participantes no grupo que você pretende se inscrever. Os
grupos formados devem ter entre cinco a oito integrantes. Nos projetos
apresentados procure observar como o professor(a) planejou, organizou,
implantou e registrou seu trabalho. O foco desta primeira análise deve ser como
foi o planejamento das ações e as estratégias utilizadas para engajar o grupo
de alunos.
PROJETOS A SEREM ANALISADOS PARA ESCOLHA DO GRUPO
Acesse
os links abaixo para conhecer o trabalho da professora Fernanda Tardin, que a
partir de um blog contribuiu para que professores e alunos se apropriassem de
ferramentas e recursos digitais e construíssem conhecimento de
forma compartilhada, colaborativa e lúdica.
Link de
divulgação: http://porvir.org/diariodeinovacoes/professor-precisa-acreditar-recurso-tecnologico/20141022
Blog do
Projeto: http://utilizandomidias.blogspot.com.br/
2- Ensino de Geometria Utilizando
Tecnologia 3D
Acesse o link e assista o vídeo
abaixo para conhecer o trabalho do professor Carlos Alberto, que
desenvolveu com seus alunos um Jornal Virtual intitulado o "Jornal do
Futuro". Que se utiliza da rede social Facebbok para divulgar notícias da
escola de seus alunos e professores.
Link do projeto: http://www.multicursomatematica.org.br/2012/12/professor-e-premiado-por-boas-praticas-na-educacao/
3- Projeto transmídia
Acesse os links abaixo para conhecer o trabalho do
professor Yan Navarro , que uniu trabalho de campo a criação de diferentes mídias
que acabaram em um documentário feito pelos alunos.
Link de
divulgação: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/sou-professor/noticia/2014/02/professor-cria-projeto-de-transmidia.html
Vídeo do Projeto: http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-educacao/t/sou-professor/v/sou-professor-professor-cria-projeto-transmidia-com-alunos-do-ensino-medio/3140892/
4- Stop Motion: Redescobrindo o
Movimento das novas juventudes
Acesse
os links abaixo para conhecer o trabalho do professor Alvaro Fiorentino, que a
partir da técnica de Stop Motion chegou à Antártida. Acesse o Anexo Stop
Motion logo abaixo para conhecer a atividade na íntegra.
Link da
atividade de aprendizagem: https://www.educatornetwork.com/Resources/LearningActivities/Details/955836c8-b1cb-4cf0-8b31-6a8364e4d01d (necessário
cadastro para acessar)
Link de
divulgação : https://www.marinha.mil.br/noticias/jovem-do-agreste-pernambucano-%C3%A9-um-dos-vencedores-do-concurso-cultural-%E2%80%9Cbrasil-na-ant%C3%A1rtida
Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=y5CBRM3WVvU
Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=gBqOkA4YmFY
Vídeo
5- Conhecimento sem fronteiras -
Intercambio virtual
Acesse
o anexo abaixo para conhecer o trabalho da professora Eveline, que
contribuiu para que alunos do Brasil e do Uruguai estudassem e
trabalhassem juntos por meio de
um projeto que envolve videoconferência e produção colaborativa. Acesse o
arquivo "intercâmbio", logo abaixo para
conhecer o projeto.
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