Seja bem-vindo ao nosso blog. Hoje é

sexta-feira, 29 de maio de 2015

FORMAÇÃO DE POIEs 2015

APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS DE TECNOLOGIA NA ESCOLA

OBJETIVOS: Alinhar e orientar a produção de recursos e atividades educacionais que envolvam a tecnologia aos objetivos de melhoria da qualidade social da educação contidos no programa de reorientação curricular: formação de valores éticos, sociais e de cidadania, desenvolvimento do pensamento reflexivo, valorativo e crítico, assim como, o desenvolvimento do gosto por aprender e desenvolvimento da capacidade de auto regulação.

CONCEPÇÃO: Formar em serviço Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs), a partir da premissa da Aprendizagem por Investigação, combinando estratégias de investigação cognitiva (mediação pedagógica a partir do princípio dialógico), a relação entre currículo e território propondo o trabalho com projetos (escolha dos temas tendo em consideração a produção científica da humanidade e o que se percebe ser a necessidade dos educandos), que possam se utilizar da Robótica, da Programação, da Gamificação, do Pensamento Reflexivo, para que estes contribuam para um currículo integrado, que tenham o registro do processo e avaliação formativa como basilares para a formação do aluno, valorizando sua autoria e protagonismo.


 CONTEÚDOS:
-Aprendizagem por Investigação;
-Avaliação formativa;
-Aprendizagem Baseada em Projetos;
-Desenvolvimento e uso da linguagem do pensar;
-Construção coletiva de conhecimento;
-Metacognição;
-Artefatos e registros para reflexão;
-Ferramentas de produção e publicação coletiva;
-Ferramentas de autoria baseadas em linguagens de programação;
-Comunidades de aprendizagem e de prática;
-Documentação pedagógica de registro;
-Sequências Didáticas Investigativas;
-Temas emergentes que tangenciam as práticas educativas atualmente: sala aula invertida, plataforma adaptativas, gamificação, ensino hibrido, personalização do ensino, programação,
robótica dentre outros.

METODOLOGIA: O curso será semi presencial, com quatro encontros presenciais e atividades à distância ocorrendo em ambiente virtual Plataforma AVA/SME-SP, que favoreça a interação entre os participantes e seus mediadores. O conteúdo será disponibilizado em diferentes formatos (texto, vídeo, áudio, animações, etc.).

AVALIAÇÃO: A avaliação será qualitativa, durante todo o processo, pautando-se pelo registro do processo, participação nos fóruns, postagens das atividades, melhoria de ideias após feedbacks e interação entre os participantes.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: De 08 de abril a 02 de dezembro de 2015.

No texto "O currículo como direito e a cultura digital" (disponível na biblioteca do curso), o professor Fernando Almeida afirma que  "... é o currículo que define o uso das TIC e não é definido por ela.", enfatiza ainda que "...o currículo esteja integrado à cultura contemporânea como um direito." O texto afirma ainda que cometemos três equívocos na inserção das tecnologias na educação formal, e a defesa de que o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação formal como uma forma privilegiada de inovar ou alterar currículos seria uma armadilha imposta aos professores. 
Tanto as afirmações colocadas no texto, como a fala da professora  Viviane Mosé no programa Café Filosófico, nos provocam a refletir sobre o papel da escola  e a pensarmos sobre um currículo que leve em conta a vivência do aluno e seu cotidiano, na perspectiva da Cultura Digital. 

 O QUE A ESCOLA DEVERIA APRENDER ANTES DE ENSINAR?

A educação por Viviane Mosé. A escola fragmentada, dividida em disciplinas e grades curriculares, e distante da vida dos professores e alunos,
se deparar, a cada dia, com um mundo que faz perguntas cada vez mais globais e urgentes, como a necessidade de considerar o todo, o planeta, a cidade.
Quais os desafios da educação no mundo contemporâneo? 



Critérios de avaliação para participar deste fórum:
ATIVIDADES 1 

1. Pautar as respostas nas fontes (texto e vídeo) disponibilizadas;
2. Responder aos quatros questionamentos propostos de forma contextualizada;
3. Observar as postagens no fórum, identificar dois colegas que complementem suas ideias e comente suas respostas apontando pontos de convergência entre o que pensam.

Partindo das observações iniciais propostas para este fórum, o que lhe chamou mais atenção? O que elas trazem para sua reflexão que você ainda não havia pensado? Elas contribuem para que você reflita sobre a escola, o currículo, o papel do professor e do aluno por uma outra perspectiva? De que maneira?

ATIVIDADES 2 

Deverá escolher um grupo para participar. Em cada um deles há uma prática que deverá ser observada e analisada por cada integrante e também de forma colaborativa. Critérios para formar os grupos: 
1º Acesse cada um dos grupos que se encontra no menu a esquerda. Assista ou leia o projeto apresentado; 
2º Escolha o projeto com o qual mais se identificou e escreva seu nome no espaço logo abaixo do texto ou vídeo. Esta é sua inscrição para participar deste grupo específico; 
3º Observe o número de participantes no grupo que você pretende se inscrever. Os grupos formados devem ter entre cinco a oito integrantes. Nos projetos apresentados procure observar como o professor(a) planejou, organizou, implantou e registrou seu trabalho. O foco desta primeira análise deve ser como foi o planejamento das ações e as estratégias utilizadas para engajar o grupo de alunos.

PROJETOS A SEREM ANALISADOS PARA ESCOLHA DO GRUPO


Acesse os links abaixo para conhecer o trabalho da professora Fernanda Tardin, que a partir de um blog contribuiu para que professores e alunos se apropriassem de ferramentas e recursos digitais e construíssem conhecimento de forma compartilhada, colaborativa e lúdica. 

2- Ensino de Geometria Utilizando Tecnologia 3D

Acesse o link e assista o vídeo  abaixo para conhecer o trabalho do professor Carlos Alberto, que desenvolveu com seus alunos um Jornal Virtual intitulado o "Jornal do Futuro". Que se utiliza da rede social Facebbok para divulgar notícias da escola de seus alunos e professores.

3- Projeto transmídia

Acesse os links abaixo para conhecer o trabalho do professor Yan Navarro , que uniu trabalho de campo a criação de diferentes mídias  que  acabaram em um documentário feito pelos alunos.  

4- Stop Motion: Redescobrindo o Movimento das novas juventudes 

Acesse os links abaixo para conhecer o trabalho do professor Alvaro Fiorentino, que a partir da técnica de Stop Motion chegou à Antártida. Acesse o Anexo Stop Motion logo abaixo para conhecer a atividade na íntegra. 
Link da atividade de aprendizagem: https://www.educatornetwork.com/Resources/LearningActivities/Details/955836c8-b1cb-4cf0-8b31-6a8364e4d01d (necessário cadastro para acessar)
Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=y5CBRM3WVvU                            Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=gBqOkA4YmFY                Vídeo

5- Conhecimento sem fronteiras - Intercambio virtual

Acesse o anexo abaixo para conhecer o trabalho da professora Eveline,  que contribuiu para que alunos do Brasil e do Uruguai estudassem  e trabalhassem juntos por meio de um projeto que envolve videoconferência e produção colaborativa. Acesse o arquivo "intercâmbio", logo abaixo para conhecer o projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário