PROJETO “ CONHECENDO e RELEMBRANDO MAFALDA UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS"
Exposição
"O Mundo Segundo Mafalda"
Justificativa:
A
ideia de iniciação do projeto surgiu da divulgação da exposição
em SP em comemoração à celebração do 50º
aniversário da personagem Mafalda das histórias em quadrinhos (HQs), uma
menina de 6 anos contestadora e pensamento libertário, preocupada
com a humanidade e a paz mundial
que se rebela com o estado atual do mundo, com
comentários críticos a situação social criada pelo argentino Quino em 1963, no
ano de 2014, sendo a exposição até fevereiro de 2015, com o intuito de levarmos
nossos alunos a conhecerem a história da Mafalda como pontapé inicial a
desenvolver o projeto com uma abordagem crítica sobre as práticas midiáticas e
sociais, ressaltando que suas tiras possuem caráter irônico, cômico,
reflexível, critico e de linguagem simples, provocando reflexões e estimulando
os alunos a desenvolver um comportamento crítico.
Objetivos:
- Desenvolver o senso crítico dos alunos;
- Desenvolver a capacidade de observação de problemas sociais, econômicos, ambientais entre outros;
- Observar diferenças e semelhanças de objetos utilizados no passado;
- Reconhecer diferenças e semelhanças nas características das personagens, ampliando essa observação para pessoas do convívio dos alunos;
- Utilizar tirinhas como ponto inicial para observar e discutir problemas da sociedade atual;
- Uso do dicionário;
- Ler por entretenimento;
- Trabalhar o gênero textual Histórias em Quadrinhos;
- Criar uma HQ com linguagem verbal e visual;
- Propiciar através das HQs (Histórias em Quadrinhos), e da linguagem da fotografia, com base na teoria dos signos, novas formas de ensino e aprendizagem;
- Criar falas utilizando a criatividade;
- Utilizar os recursos de expressão relativos à estrutura da HQ na criação do texto;
- Utilizar com autonomia para criação de uma tirinha com imagem retiradas da internet;
- Montar tirinhas.
- Compartilhar o projeto através da criação de uma fanpage no facebook com a EMEF “Alexandre Vannucchi Leme”.
Público alvo:
- Alunos do Ensino Fundamental I e II.
Conteúdo:
- Gênero textual Histórias em Quadrinhos;
- Problemas sociais, econômicos e ambientais;
- Características dos personagens;
- Análise dos objetos (globo terrestre, telefone, televisão, rádio, jornal)
- Leitura, interpretação e produção de tirinhas;
- Linguagem verbal, visual e fotográfica.
Metodologia:
LEVANTAMENTO DOS
CONHECIMENTOS PRÉVIOS
NO LABORATÓRIO DE
INFORMÁTICA (fanpage no facebook)
e/ou SALA DE AULA (Registro individual e
coletivo)
1-) VOCÊ CONHECE A
PERSONAGEM MAFALDA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE JOAQUÍN SALVADOR LAVADO (QUINO)?
2-) TIRINHA
3-) MAFALDA TEM UMA VISÃO
CRÍTICA SOBRE MUNDO, NÃO ENTENDE O PORQUE DAS GUERRAS, DAS DESIGUALDADES
SOCIAIS E DESTRUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE, MAS NUNCA PERDEU O SONHO DE MUDÁ-LO.
QUAIS
AS MUDANÇAS NEESSÁRIAS PARA SE VIVER EM UM MUNDO MELHOR?
·
FANPAGE: “APRENDENDO EM REDE: IDEIAS
COMPARTILHADAS”
O aluno WILLIAN do 4º
ano D - Profª Camila fez um relato sobre dos conhecimentos prévios em vídeo, o
mesmo postado na página: “APRENDENDO EM REDE: IDEIAS COMPARTILHADAS”.
https://www.youtube.com/watch?v=o8y8s-nHMWM&feature=youtu.be
*AULA
INFORMATIVA – em Power Point: informações importantes
relevantes a respeito da trajetória de Mafalda.
Essa explicação foi realizado no Laboratório de informática pela Profª Marilli com as Profª Sandra - 1ªA e Profª Marisa 1ªB
Essa explicação foi realizado no Laboratório de informática pela Profª Marilli com as Profª Sandra - 1ªA e Profª Marisa 1ªB
AÇÕES:
Divulgação
na reunião de pais- Realização do Projeto Mafalda e sugerir a visita à EXPOSIÇÃO 'O Mundo Segundo Mafalda'
em exposição gratuita e interativa.
Praça das Artes - Av. São João, 281 – Horário: 9h às 20h - de 17 de dezembro a 28 de fevereiro de 2015.
· Profª
Joyce, POIE Marilli e POIE Sandra estiveram presentes na exposição para
realizarem o registro através de filmagens e fotos para posteriormente serem
compartilhadas com as turmas participantes do projeto.
·
O
projeto será compartilhado com a EMEF “Alexandre Vannucchi Leme” coordenado
pela POIE Sandra, sendo o mesmo desenvolvido na plataforma Facebook na fanpage: “APRENDENDO EM REDE: IDEIAS COMPARTILHADAS”.
· ·
SALA DE AULA:
·
Textos informativos relacionados a todo o contexto da
escrita das tiras de Mafalda e características marcantes da personagem;
·
Características dos personagens: Manolito, Susanita, Filipe, Guille
"Gui", "Miguelito", Liberdade (Libertad), Burocracia, Papá e Mamã.
·
Questionamento:
Se você fosse um
personagem da história de Mafalda, qual você seria? Por quê?
·
Leituras
dirigidas das tirinhas da personagem Mafalda e
análise das mesmas com temas abordados como: desigualdade social, meios de
comunicação, publicidade e propaganda, classes sociais desfavorecidas e
minorias raciais, cultura, meio ambiente, consciência política, ética,
educação, sociedade e relações de gênero.
Para casa: (antes de trabalhar a tira da tartaruguinha Burocracia)
Pesquisa com a família: Quais lugares e situações vocês pais que já passaram que consideram burocráticos? Por quê?
4º ano A - Profª Joyce
Para casa: (antes de trabalhar a tira da tartaruguinha Burocracia)
Pesquisa com a família: Quais lugares e situações vocês pais que já passaram que consideram burocráticos? Por quê?
· Qual a importância da burocracia para você?
Atividade realizada com o 3ºB - Profª
Marilli e Gabriela
Pesquisa – BUROCRACIA
Leitura realizada pelos alunos e a
professora elencando na lousa os itens
RESULTADO DA PESQUISA
PARA CASA
PESQUISA COM A FAMÍLIA: QUAIS LUGARES E
SITUAÇÕES VOCÊS PAIS QUE JÁ PASSARAM QUE CONSIDERAM BUROCRÁTICOS? POR QUÊ?
ü Documentos para
compra de apartamento;
ü Compra de um carro,
muitos documentos;
ü Delegacia de
polícia - dificuldade para fazer boletim de ocorrência;
ü Caixa Econômica
Federal – dificuldade para sacar o fundo de garantia;
ü Para conseguir um
benefício social;
ü Consulta médica e
agendamento de exames na rede pública, principalmente para especialistas;
ü Poupa tempo-tirar
documento (RG);
ü Entrada de pedido
de pensão no INSS por morte;
ü Conseguir vaga nas
escolas e creches;
ü Hospitais públicos;
ü Biblioteca Cora
Coralina;
ü Posto de saúde;
ü Ministério do
trabalho se precisar fazer uma reclamação trabalhista;
ü Banco, cartório,
telefônica, SABESP;
ü Aposentadoria
(exigem muitos documentos, porém não são necessários, pois os mesmos estão no
sistema do governo no computador)
2.) QUAL A
IMPORTÂNCIA DA BUROCRACIA PARA VOCÊ?
ü Pai da Ana Júlia -
Luciano Azevedo – A burocracia do Brasil é a pior do mundo. Aqui as coisas só
funcionam para quem tem dinheiro e poder passado por cima de tudo para obter
algo. Muitas coisas aqui no Brasil acontecem por falta de respeito com a
sociedade. Neste caso a lei é cega.
ü Pai da Raissa -
Rodrigo – Não tem importância nenhuma, porque a burocracia é só para
dificultar a vida, principalmente dos pobres.
ü Mãe da Raissa –
Eliane – Concorda com o marido, a burocracia só dificulta a vida. Será que para os ricos
existe burocracia?
ü Pai do Pedro –
Marcos - Na verdade não é importante, é mais transtorno polêmico da vida.
ü Mãe do Guilherme -
Enedina - CIC- Centro Integrado de Ferraz de Vasconcelos, burocracia para
conseguir a bolsa família, necessários muitos documentos e passa por processos
burocráticos, porém a avó Cida diz ser necessária à
burocracia neste caso para comprovar se a pessoa necessita realmente do benefício.
A documentação e os procedimentos são analisados para se saber se são
verdadeiros.
ü Avós da Sthefany - Avó Sônia e Avô
Josias – dizem que é uma longa espera para se conseguir algum serviço dos órgãos
(Poupa Tempo, Banco, cartório, telefônica, SABESP; hospitais, INSS) solicitar
um documento, agendar horário, esperar horas para assinar, depois carimbar
digital e aguardar mais 7 dias para retirar a documentação. Eles dizem que a
burocracia é importante para a organização do país, entretanto é muito lenta e
acaba dificultando a vida das pessoas pelos exageros nessa organização.
ü Mãe do Renato – Luciana – Na verdade a
burocracia não tem importância alguma, pois tudo fica mais difícil com tanta
burocracia, principalmente aqui no Brasil, que resumindo não leva a nada.
PARA CASA – 13/03/2015
ü A mãe da Raissa, Eliane, respondeu a pesquisa e encerrou com uma
pergunta: SERÁ
QUE PARA OS RICOS EXISTE BUROCRACIA?
O QUE VOCÊS FAMILIARES ACHAM ?
3º ano B - Profª Marilli e Gabriela
4º ano A - Profª Joyce
Após as aulas de Sala de Leitura e Informática a Profª Rosana do 2º ano A fez um levantamento com os alunos do
que eles já haviam aprendido sobre a Mafalda, de acordo com suas colocações a
profª foi registrando na lousa e para ilustração e com seu "Dom"
Artístico desenhou a Mafalda na praia.
Atividades
PESQUISEM NO DICIONÁRIO:
INQUILINO
O QUE MAFALDA QUIS
DIZER COM ESTA FRASE.
MAFALDA – FUTURO
VAMOS PESQUISAR NO DICIONÁRIO: REACIONÁRIO
ANALISE ESTAS TIRAS E FAÇA SEU COMENTÁRIO
As alunas Laura Fernada e Naiana Gabriela do 3ºA -Profª Joyce, trouxeram para compartilharem em sala de aula exemplares da Mafalda.
Laura trouxe um livrinho confeccionado pelo pai em uma gráfica.
Naiana trouxe um livro com publicação dos 10 anos de Mafalda.
Após a leitura da tira de Mafalda sobre sua adoração pelo desenho do pica pau, os alunos do 3º ano B realizaram a atividade sobre seus desenhos preferidos.
No Laboratório de Informática atividade com os 2º anos: Nome do desenho favorito e desenho
1º ANO B - Profª Marisa
Atividade realizada com o 3º ano B sobre os personagens e suas respectivas características.
Os alunos pintaram, recortaram e montaram os personagens com os balões das falas respectivas dos personagens.
Resultado
Atividades realizada com os 3º anos A (Profª Joyce) e B ( Profª Marilli e Gabriela)
DEMOCRACIA
Os alunos do 3ºB Profª Marilli e Gabriela realizaram uma atividade sobre uma tira da Mafalda sobre CULTURA.
1º momento: Os alunos registraram suas opiniões o que achavam que é ter cultura. depois socializaram com os demais colegas da turma, onde a professora como escriba registrou em forma de lista na lousa.
2º momento: Busca no dicionário: o significado de cultura- registro e socialização.
1º momento: Os alunos registraram suas opiniões o que achavam que é ter cultura. depois socializaram com os demais colegas da turma, onde a professora como escriba registrou em forma de lista na lousa.
2º momento: Busca no dicionário: o significado de cultura- registro e socialização.
4º momento: Conclusão: registro do que entenderam com suas palavras- Qual a importância de possuir cultura e qual personagem das histórias da Mafalda acham importante ter cultura.
Nossa turma do 3º ano B chegamos a conclusão de que a cultura é muito importante, porque no futuro seremos alguém na vida e teremos um mundo melhor.
Os personagens que acham a cultura importante: Mafalda, pai e a mãe. Manolito somente acha importante saber a matemática, para poder trabalhar no armazém do pai para ganhar muito dinheiro.
Os personagens que acham a cultura importante: Mafalda, pai e a mãe. Manolito somente acha importante saber a matemática, para poder trabalhar no armazém do pai para ganhar muito dinheiro.
·
“CANTINHO DA MAFALDA” – sala de aula
·
Tirinhas
marcantes da história de Mafalda como: Mundo doente, Beatles, Pica-pau, Importância a natureza, preconceito, aversão a sopa e outras.
·
Frases
chaves da personagem Mafalda.
·
Humor
- Diversas tiras para leitura com entretenimento.
·
CAIXA COM GIBIS (Gênero- Historias em Quadrinhos);
A professora Gabriela e Professora Estagiária Amanda do
3ºB, confeccionaram o painel em sala de aula do “CANTINHO DA MAFALDA”, contendo
os dez personagens e balões de falas marcantes das Histórias em Quadrinhos de
Quino.
Sob a mesa irão ficar diariamente apostilas de tirinhas
de entretenimento, características de cada personagem e temas abordados pelo
autor muito relevantes como: preconceito, críticas ao governo, amor de Mafalda
pela banca de Rock: Os Beatles, seu ódio por sopa, as invenções, indignação de
Mafalda por não ter televisão, seu amor pelo desenho do pica pau e mundo
doente.
Agradecimentos especiais a essas duas profissionais que
com seu profissionalismo e capricho realizaram este lindo painel, que por sua
vez encantaram as crianças com esta arte.
Obrigada de coração.
Profª Marilli
Neste cantinho há várias apostilas com tiras da Mafalda e exemplas para que as crianças tenham acesso a leitura quando terminam as atividades propostas
Painel das tiras de Mafalda confecionada na sala de aula do 3º ano B pelas professoras Gabriela e Amanda, onde os alunos terão acesso constante para leitura após realizarem suas tarefas.
ü Reflexão:
·
Mafalda
diria as mesmas coisas hoje em relação ao mundo que vivemos?
Mural
metrô: Olha, este é o
mundo viu? E sabe porque este mundo é lindo? Porque é uma maquete. O original é
um desastre.
ü 1ºanos
- Atividade com balões das falas dos personagens: o aluno fará a leitura e identificará o
personagem correspondente a fala.
ü 2º
anos – Ordenar as tiras:
*Recortar as tiras e os alunos irá ordenar na sequência.
*Confecção de fantoches
ü 3º
anos – Criação das falas:
HQ com balões sem as falas dos personagens, os alunos irão criar afalas à
partir de um tema.
ü 4º
anos - Confecção de um mural no pátio
* Com frases
chaves, que caracterizam a personagem, visitação das outras turmas para
colocarem suas opiniões e comentários sobre as frases de Mafalda.
* Texto
narrativo - Os alunos irão elaborar um texto narrativo sobre uma tira
escolhida.
* REFLITA SOBRE ESTAS FRASES
DE MAFALDA:
Exemplos:
·
“O MUNDO ESTÁ DE CABEÇAPARA BAIXO”.
·
“PARE O MUNDO QUE EU QUERO DESCER”.
O QUE ELA QUIS DIZER COM ESTAS FRASES?
ü 5º
anos - Invenção: após
explorar as tiras das invenções de Mafalda, cada aluno escolherá um objeto e
criar uma invenção com o mesmo.
ü 8º
anos - Elaboração de um texto crítico: escolher uma tira e elaborar um texto crítico sobre o
assunto tratado na tira.
OBS: Todas as atividades aqui elencadas,
embora estejam dividas por anos, poderá ser trabalhada em todos os anos pelos
profª em sala de aula, sendo adaptadas de acordo com a faixa etária e níveis de
aprendizagens.
·
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:
·
Acesso a página Facebook na fanpage:
“APRENDENDO EM REDE: IDEIAS COMPARTILHADAS”, para apreciarem os trabalhos
realizados pelos colegas e colocarem comentários nos mesmos.
·
Vídeos: da comemoração da
celebração dos 50 anos da personagem Mafalda.
· https://www.youtube.com/watch?v=NPRzb2sQ8Uk
Leitura
para conhecimento de Mafalda:
Depoimentos
Os alunos João, Yasmin, Rhaissa, Geovanna, Eliabe, Thiago e Kaique do 4ºA, Profª Joyce, deram seus depoimentos a ida a exposição "O mundo segundo Mafalda". Os depoimentos foram gravados pela aluna monitora Sarah do 5ºA e postados na fanpage do projeto e youtube.
https://www.youtube.com/watch?v=poJlVPqFt6w&feature=youtu.be
Desenho animado de Mafalda
Características do personagens
Demonstração de tiras
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mafalda
http://www.brasilescola.com/redacao/cinquenta-anos-mafalda.htm
·
Leitura de notícias sobre os 50 anos de Mafalda:
http://www.hypeness.com.br/2014/10/exposicao-mundo-de-mafalda- chegara-em-sao-paulo-no-mes-de-dezembro/
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/11/mafalda-completa-50-anos.html
http://www.hypeness.com.br/2014/10/exposicao-mundo-de-mafalda- chegara-em-sao-paulo-no-mes-de-dezembro/
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/11/mafalda-completa-50-anos.html
·
Curiosidades sobre a personagem
Mafalda:
http://entretenimento.r7.com/blogs/r7-cultura/2014/09/29/mafalda-faz-50-anos-7-curiosidades-da-personagem/
http://entretenimento.r7.com/blogs/r7-cultura/2014/09/29/mafalda-faz-50-anos-7-curiosidades-da-personagem/
- Navegação no Blog: http://clubedamafalda.blogspot.com.br
- Tiras diárias- os alunos farão comentários nas tiras diárias expostas no Blog.Os alunos dos 3º A e B e 4º anos acessaram o Blog do Clube da Mafalda, realizaram a leitura de algumas tirinhas e colocaram comentários nas mesmas.
Alunos do 5º ano A e 3º ano B realizaram a leitura do Power Point sobre a MAIOR PREOCUPAÇÃO DE MAFALDA - O MUNDO, depois iniciaram a busca de imagens dos personagens e cenários para posteriormente criarem tirinhas.
Análise da tira abaixo na Fanpage do projeto - facebook
ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM OS 2º ANOs A e B - 5º ANOs C e D
ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM OS 2º ANOs A e B - 5º ANOs C e D
Os alunos acessaram fanpage do projeto e identificaram o tema proposto pela tira após a leitura e depois colocaram comentários e opiniões relacionados ao preconceito.
Executaram a leitura da tira de Mafalda e registrem em comentários, qual o tema abordado e sua opinião sobre este tema.
A aluna Larissa Queiroz do 2º ano A
- Profª
Rosana, fez de livre e espontânea vontade um desenho da Mafalda e seus pais.
Que capricho.
Atividade realizada com o 3º ano B. Os alunos acessaram a fanpage do projeto Mafalda com o login e senha da nossa unidade escolar, observaram a imagem da Mafalda e realizaram uma reflexão e registraram suas opiniões em comentários.
Atividade realizada com os 1º ano A (Profª Sandra) e 1º ano B (Profª Marisa) no Laboratório de Informática. Completando a menina Mafalda, escrita do seu nome e contagem do número de letras do nome.
1ºB - Profª Marisa
1ºA - Profª Sandra
Atividade relacionada ao ódio de Mafalda por SOPA e seu amor pelos Beatles
DINÂMICA realizada com os 1º ano A (Profª Sandra) e B (Profª Marisa)
A
POIE Marilli
acompanhadas das Profª
Sandra e Marisa, realizou primeiramente a leitura de algumas tiras de Mafalda,
depois realizou a leitura das falas e os alunos encaixavam em seus respectivos
personagens.
1º ano A - Profª Sandra
1º ano B - profª Marisa
Os alunos monitores nos encontros semanais criaram uma Histórias em Quadrinhos com temas variados escolhidos por eles próprios, vejam o resultado abaixo:
Início do trabalho desenvolvido com os 4º e 5º anos, criação do 1º slide no Power Point com Título, subtítulo, nome e ano que estuda e uma tira da Mafalda em uma busca no google, copiaram e colaram.
Os
alunos do 3º
ano B, Profª Marilli e Gabriela realizaram
uma pesquisa das formas de preconceitos e posteriormente fizeram a lista dos
tipos de preconceito.
http://www.em10taque.com/10interessante/os-10-preconceitos-mais-comuns/
LISTA
üClasses
sociais – pobre
üAparência
üNativismo
– emigrantes
üIdade
üRacismo
– cor
üPeso
/ Tamanho
üReligião
üDeficientes
üHomofobia
üSexismo (um
sexo superior ao outro)
Construção
de
2 (dois slides) no programa Power Point com uma imagem representando cada
preconceito. Os alunos fizeram a busca na
internet, copiaram, colaram e escreveram as formas de preconceitos.
Os
alunos do 1º
ano B - Profª Marisa,
realizaram a leitura (alternada) do alfabeto no telão, frisando as vogais e
consoantes. No Power Point
os
personagens da Mafalda com imagens para completaram os nomes dos personagens somente
com as vogais.
1º ano A - Profª Sandra
Alguns desenhos com frases e HQs feitos pelos alunos dos 5ºB (Profª Verônica) - 5ºC (Profª Gisele e 5ºD (Profª Simone) em sala de aula
3ºB (Profª Marilli e Gabriela)
Os
alunos dos 2ºano A – Profª Rosana, criaram frases em sala de
aula e construíram no Laboratório de
Informática, utilizando o programa Power Point slides
com o tema: PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
Os
alunos Alisson e Guilherme do 5º ano D - Profª Simone,
fizeram um slide com uma frase sobre a água e a aluna Yasmin sobre crítica ao
governo.
PRODUÇÃO ESCRITA E ILUSTRAÇÃO
QUAL O MUNDO QUE QUEREMOS?
Os
alunos do 3º
ano B, Profª Marilli e Gabriela realizaram
pintura,
recorte e colagem dos personagens e criaram frases voltadas a questão ambiental.
Os
alunos do 3°B - Profª
Marilli
e Gabriela e estagiária Amanda criaram SLIDES no
programa do Power Point com FRASES criadas por eles com o tema: PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE e MUDANÇAS
PARA UM MUNDO MELHOR.
Será feito um livro para exposição na mostra cultural.
Slides criados pelos alunos dos 2º / 3º / 4º / e 5º anos de frases criados pelos próprios
alunos no
Laboratório de Informática, utilizando o programa Power Point dividas por
temas: preservação
do meio ambiente, críticas ao governo, preconceito e discriminação e melhorias
para o mundo que vivemos.
PRESERVAÇÃO
DO MEIO AMBIENTE
CRÍTICAS AO GOVERNO
MUNDO DOENTE
Slides criados pelos alunos dos 2º
/ 3º / 4º / e 5º anos de HQs
– Histórias em Quadrinhos criados
pelos
próprios alunos no Laboratório de
Informática, utilizando o programa Power Point dividas por temas: preservação do meio ambiente e preconceito e discriminação.
PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO
PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO
HUMOR
Os alunos do 3º ano B - Profª Marilli e Profª Gabriela criaram frases sobre o meio ambiente utilizando os personagens da Mafalda.
Os alunos 3º ano B - Profª Marilli e Profª Gabriela criaram as falas nos balões das tiras da Mafalda para posteriormente serem expostos na mostra cultural.
Esta turma do 3ºB é sensacional, olhem que obra de arte criaram? Quadros dos personagens da Mafalda utilizando massinha e molduras de jornal...
Atividades
realizadas com os 4º anos na fanpage do facebook página do projeto
REFLITA SOBRE ESTAS FRASES DE MAFALDA:
“O MUNDO ESTÁ DE CABEÇAPARA BAIXO”.
“PARE O MUNDO QUE EU QUERO DESCER”.
O QUE
ELA QUIS DIZER COM ESTAS FRASES?
MAFALDA DIRIA AS MESMAS COISAS HOJE EM RELAÇÃO AO MUNDO QUE VIVEMOS?
Mural metrô: Olha, este é o mundo viu? E sabe porque este mundo é lindo? Porque é uma maquete. O original é um desastre.
HQs PRODUZIDOS PELOS PRÓRIOS ALUNOS
· ·
Fund I
e II - OFICINA de criação de HQ utilizando o site
HAGÁQUÊ
O HagáQuê é um
software educativo de um editor de histórias com um banco de imagens com os
diversos componentes para a construção de cenários, personagens e histórias em
quadrinho. Facilitando o processo de criação de uma história em quadrinhos com
recursos suficientes para não limitar sua imaginação.
Projeto Aluno Monitor:
Escolha um aplicativo (Movie Maker, Power Point, PIVOT, Audaçady, Tuxpaint, scrach e outros) disponíveis no computador da nossa unidade escolar, buscar vídeo aula sobre o aplicativo, e criar com autonomia uma apresentação: Sugestões viáveis para tornar o mundo em que vivemos melhor para convivermos;
Escolha um aplicativo (Movie Maker, Power Point, PIVOT, Audaçady, Tuxpaint, scrach e outros) disponíveis no computador da nossa unidade escolar, buscar vídeo aula sobre o aplicativo, e criar com autonomia uma apresentação: Sugestões viáveis para tornar o mundo em que vivemos melhor para convivermos;
Bate papo, troca de Informações e
discussão sobre o assunto tratado no projeto;
Expressão de opinião
através de sua publicação em meio digital, publicação com uso de diferentes
linguagens em espaço virtual (fanpage “APRENDENDO
EM REDE: IDEIAS COMPARTILHADAS”;
Publicações de
atividades no ambiente virtal fanpage “APRENDENDO
EM REDE: IDEIAS COMPARTILHADAS”.
Os alunos monitores publicaram suas Histórias em Quadrinhos na Fanpage do projeto Mafalda
Vídeo: encontro dos escritores Maurício de Souza com Quino,
articulação entre as histórias de Mônica e Mafalda.
Teste:
http://educacao.uol.com.br/quiz/2014/04/25/mafalda-faz-50-anos-em-2014-voce-conhece-a-historia-da-personagem-teste-se.htm
Leitura: http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2014/09/29/mafalda-chega-ao-50-anos-sem-perder-atualidade-quadrinistas-comentam.htm#fotoNav=1
·
SALA DE LEITURA:
·
Biografia do autor: JOAQUÍN
SALVADOR LAVADO (QUINO).
·
Caracterização
dos personagens.
·
Leitura compartilhada de tirinhas pré-selecionadas pelas
professoras com xerox para cada aluno, após a leitura os alunos farão os
comentários pertinentes à respeito das mensagens das tirinhas.
·
Cartaz-Mural - Listar coisas que mudariam no mundo.
Trabalho realizado na Sala de Leitura com Profª Fernanda com: 3ºA, 2ºA e 5ºA.
Leitura compartilhada de tirinhas, após leitura da Biografia do autor Joaquin Salvador Lavado - QUINO.
Vídeo realizado com o 3ºA - ProfªJoyce
Sala de Leitura - Profª Fernanda
·
Trabalhar
com o exemplar “TODA MAFALDA ÚLTIMA
TIRA” Martins Fontes.
·
INGLÊS:
·
Fund I- Tradução de uma tira utilizando o dicionário, à partir
de um tema;
·
Fund II – Grafitagem e confecção de camisetas com frases de
protesto, técnica com lixa.
Teacher Roberta de inglês realizou a tradução de uma tirinha da Mafalda com o 3ºB sobre PRECONCEITO no Laboratório de Informática com o google tradutor.Cada aluno recebeu uma tira em português e uma tira com os balões das falas vazio (tamanho maior), para que pudessem realizar a tradução.
Para casa a teacher pediu que criassem uma frase contra o PRECONCEITO RACIAL.
Para casa a teacher pediu que criassem uma frase contra o PRECONCEITO RACIAL.
A Profª ROBERTA de Inglês – passou para os alunos do 3ºB da um documentário sobre a vida dos BEATLES, fazendo a mediação quando necessário com explicações pontuais de maneira contextualizada.
Os alunos amaram, levantaram e
dançaram um ROCK.
2ª etapa do documentário
Os
alunos amaram,
se animaram, levantaram e dançaram um ROCK
Vídeo: encontro dos escritores Maurício de Souza com Quino,
articulação entre as histórias de Mônica e Mafalda.
Teste:
http://educacao.uol.com.br/quiz/2014/04/25/mafalda-faz-50-anos-em-2014-voce-conhece-a-historia-da-personagem-teste-se.htm
http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2014/09/29/mafalda-chega-ao-50-anos-sem-perder-atualidade-quadrinistas-comentam.htm#fotoNav=1
SALA DE VÍDEO: FILME: Mafalda 45 anos /
cinema mudo
Filme baseado nas tiras cômicas de Mafalda. Em 1979, suas histórias foram transformadas em uma animação e nelas é possível verificar o contexto da Argentina submetida à censura de um regime ditatorial.
Mafalda entende que ao preferir a vida de
dona de casa sua mãe deixou de ser alguém.
FINALIZAÇÃO
TESTE: O que você sabe sobre a personagem?
ENCONTRO COM A TURMA DA
MÔNICA
TEATRO MAFALDA
Nos
dias 12 e 13 de Agosto, houve o teatro da Mafalda com os atores: Gabriel Palie e Cláudia Montechi com o diretor Marcos Machado, com uma reprodução fiel
retratadas nas tiras da Mafalda com todos os temas abordados por ela.
MAFALDA
ESTAVA SEMPRE PREOCUPADA COM A HUMANIDADE, A PAZ MUNDIAL E COM O DESTINO DO
MUNDO.
Invenção:
após
explorar as tiras das invenções de Mafalda, os alunos trouxeram alguns objetos que
utilizem para brincar
em suas residências, Explicaram que
objeto que é e qual a brincadeira que fazem.
PRODUTO
FINAL: EXPOSIÇÃO:
O MUNDO SEGUNDO MAFALDA
Participação
da comunidade escolar
1ºanos
–
Flores confeccionadas com EVA para compor o painel
da
exposição para os visitantes tirarem fotos.
2º
anos
–
Ordenar as tiras: *Recortar as tiras e os alunos irá
ordenar na sequência.
3º
anos –
Criação das falas: HQ com balões sem as falas dos
personagens, os alunos irão criar afalas à partir de um tema.
Personagens da Mafalda com ARGILA.
Quadros com MASSINHA e
moldura com jornal.
4º
anos -
Confecção de um mural interativo
•Com frases chaves, que
caracterizam a personagem, visitação das outras turmas para colocarem suas
opiniões e comentários sobre as frases de Mafalda.
•Texto narrativo - Os
alunos irão elaborar um texto narrativo sobre uma tira escolhida.
•3º
e 4º anos
-
Invenção: após explorar as tiras das invenções de
Mafalda, os
alunos que tiverem algum objeto em suas
residências que utilizem para brincar, trarão no dia da
exposição para apresentar para os visitantes.
No dia 02/09/15 realizamos a exposição "O mundo segundo Mafalda", após um trabalho desenvolvido com os alunos do ensino Fund I desde março, com variadas atividades em Sala de Aula, Sala de Leitura e laboratório de Informática.
Os trabalhos desenvolvidos pelos próprios alunos foram expostos em uma única sala de aula, contento um painel interativo, onde os visitantes participavam através da escrita com reflexões sobre algumas frases chaves da Mafalda e um telão com HQs e frases criadas pelos próprios alunos. Houve a visitação de todos os alunos da unidade acompanhados pelos professores e aberto a comunidade escolar.
Agradecimentos a todos que colaboraram durante o desenvolvimento do processo do projeto e na montagem da exposição.
Avaliação e Auto avaliação
A avaliação será permanente e
contínua no decorrer do projeto através da observação diante das atividades
propostas.
O projeto será avaliado na área da
Informática educativa através de rubricas construída pelos POIEs: Marilli e Edson. E os alunos também farão sua auto
avaliação através da mesma.
Auto-Avaliação – 3º ano B
Os
alunos foram divididos em seis grupos, para cada um foi fornecido as rubricas,
após se auto avaliarem cada grupo expôs para a classe suas avaliações.
Avaliação processual e formativa:
a) da
participação nos das
aulas dadas
b)
das ações e participações nos ambientes virtuais
c) da
qualidade dos trabalhos realizados com os alunos no
uso
colaborativo garantindo a interatividade entre
os
alunos e suas produções, o estímulo para comentar, debater, avaliar, criticar,
tendo em vista a melhoria das produções
Acessem a retrospectiva do pojeto no link abaixo:
Acessem a retrospectiva do pojeto no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=b4-R5ENBGHA
https://www.youtube.com/watch?v=nihGUPt-ZBQ
Olá, estou resgatando os projetos apresentados no 1º Seminário e Mostra "Ação promovendo a Reflexão" realizado pela SME em 2015 e cheguei nesta página. Estou encantada com a riqueza do registro e do projeto em si. Não tinha como não comentar o lindo trabalho realizado. Não o fiz em 2015, mas deixo aqui minha admiração pelo trabalho em equipe realizado. Obrigada por mantê-lo no ar. E Parabéns!!
ResponderExcluir