Seja bem-vindo ao nosso blog. Hoje é

terça-feira, 3 de março de 2015

PROJETO “ CONHECENDO e RELEMBRANDO MAFALDA UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS"


PROJETO “ CONHECENDO e RELEMBRANDO  MAFALDA UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS"

Exposição "O Mundo Segundo Mafalda"

Justificativa:
A ideia de iniciação do projeto surgiu da divulgação da exposição em SP em comemoração à celebração do 50º aniversário da personagem Mafalda das histórias em quadrinhos (HQs), uma menina de 6 anos contestadora e pensamento libertário, preocupada com a humanidade e a paz mundial que se rebela com o estado atual do mundo, com comentários críticos a situação social criada pelo argentino Quino em 1963, no ano de 2014, sendo a exposição até fevereiro de 2015, com o intuito de levarmos nossos alunos a conhecerem a história da Mafalda como pontapé inicial a desenvolver o projeto com uma abordagem crítica sobre as práticas midiáticas e sociais, ressaltando que suas tiras possuem caráter irônico, cômico, reflexível, critico e de linguagem simples, provocando reflexões e estimulando os alunos a desenvolver um comportamento crítico.

Objetivos:

  • Desenvolver o senso crítico dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de observação de problemas sociais, econômicos, ambientais entre outros;
  • Observar diferenças e semelhanças de objetos utilizados no passado;
  • Reconhecer diferenças e semelhanças nas características das personagens, ampliando essa observação para pessoas do convívio dos alunos;
  • Utilizar tirinhas como ponto inicial para observar e discutir problemas da sociedade atual;
  • Uso do dicionário;
  • Ler por entretenimento;
  • Trabalhar o gênero textual Histórias em Quadrinhos;
  • Criar uma HQ com linguagem verbal e visual;
  • Propiciar através das HQs (Histórias em Quadrinhos), e da linguagem da fotografia, com base na teoria dos signos, novas formas de ensino e aprendizagem;
  • Criar falas utilizando a criatividade;
  • Utilizar os recursos de expressão relativos à estrutura da HQ na criação do texto;
  • Utilizar com autonomia para criação de uma tirinha com imagem retiradas da internet;
  • Montar tirinhas.
  • Compartilhar o projeto através da criação de uma fanpage no facebook com a EMEF “Alexandre Vannucchi Leme”. 

Público alvo:

  •     Alunos do Ensino Fundamental I e II.
Conteúdo:

  •     Gênero textual Histórias em Quadrinhos;
  •          Problemas sociais, econômicos e ambientais;
  •     Características dos personagens;
  •     Análise dos objetos (globo terrestre, telefone, televisão, rádio, jornal)
  •         Leitura, interpretação e produção de tirinhas;
  •         Linguagem verbal, visual e fotográfica.
Metodologia:

LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS
NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (fanpage no facebook)
 e/ou SALA DE AULA (Registro individual e coletivo)

1-) VOCÊ CONHECE A PERSONAGEM MAFALDA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE JOAQUÍN SALVADOR LAVADO (QUINO)?

2-) TIRINHA
 DÊ SUA OPINIÃO SOBRE O MUNDO EM QUE VIVEMOS (O que você observa de errado no mundo? Quais os problemas do mundo?).

3-) MAFALDA TEM UMA VISÃO CRÍTICA SOBRE MUNDO, NÃO ENTENDE O PORQUE DAS GUERRAS, DAS DESIGUALDADES SOCIAIS E DESTRUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE, MAS NUNCA PERDEU O SONHO DE MUDÁ-LO.
QUAIS AS MUDANÇAS NEESSÁRIAS PARA SE VIVER EM UM MUNDO MELHOR? 

·         FANPAGE: “APRENDENDO EM REDE: IDEIAS COMPARTILHADAS”





















O aluno WILLIAN do 4º ano D - Profª Camila fez um relato sobre dos conhecimentos prévios em vídeo, o mesmo postado na página: “APRENDENDO EM REDE: IDEIAS COMPARTILHADAS”.

https://www.youtube.com/watch?v=o8y8s-nHMWM&feature=youtu.be

*AULA INFORMATIVA – em Power Point: informações importantes relevantes a respeito da trajetória de Mafalda.

































Essa explicação foi realizado no Laboratório de informática pela Profª Marilli com as Profª Sandra - 1ªA e Profª Marisa 1ªB







·         Acesso a plataforma Facebook na fanpage: “APRENDENDO EM REDE: IDEIAS COMPARTILHADAS”.












AÇÕES:

Divulgação na reunião de pais- Realização do Projeto Mafalda e sugerir a visita à EXPOSIÇÃO 'O Mundo Segundo Mafalda' em exposição gratuita e interativa.

Praça das Artes - Av. São João, 281 – Horário: 9h às 20h - de 17 de dezembro a 28 de fevereiro de 2015.


·   Profª Joyce, POIE Marilli e POIE Sandra estiveram presentes na exposição para realizarem o registro através de filmagens e fotos para posteriormente serem compartilhadas com as turmas participantes do projeto.
·         O projeto será compartilhado com a EMEF “Alexandre Vannucchi Leme” coordenado pela POIE Sandra, sendo o mesmo desenvolvido na plataforma Facebook na fanpage: “APRENDENDO EM REDE: IDEIAS COMPARTILHADAS”.
·       ·         SALA DE AULA:

·         Textos informativos relacionados a todo o contexto da escrita das tiras de Mafalda e características marcantes da personagem;
·         Características dos personagens: Manolito, Susanita, Filipe, Guille "Gui", "Miguelito", Liberdade (Libertad), Burocracia, Papá e Mamã.
·         Questionamento: Se você fosse um personagem da história de Mafalda, qual você seria? Por quê?
·         Leituras dirigidas das tirinhas da personagem Mafalda e análise das mesmas com temas abordados como: desigualdade social, meios de comunicação, publicidade e propaganda, classes sociais desfavorecidas e minorias raciais, cultura, meio ambiente, consciência política, ética, educação, sociedade e relações de gênero.

Para casa: (antes de trabalhar a tira da tartaruguinha Burocracia)

 Pesquisa com a família: Quais lugares e situações vocês pais que já passaram que consideram burocráticos? Por quê?

· Qual a importância da burocracia para você?


Atividade realizada com o 3ºB - Profª Marilli e Gabriela
Pesquisa – BUROCRACIA
Leitura realizada pelos alunos e a professora elencando na lousa os itens
RESULTADO DA PESQUISA

PARA CASA
PESQUISA COM A FAMÍLIA: QUAIS LUGARES E SITUAÇÕES VOCÊS PAIS QUE JÁ PASSARAM QUE CONSIDERAM BUROCRÁTICOS? POR QUÊ?
ü  Documentos para compra de apartamento;
ü  Compra de um carro, muitos documentos;
ü  Delegacia de polícia - dificuldade para fazer boletim de ocorrência;
ü  Caixa Econômica Federal – dificuldade para sacar o fundo de garantia;
ü  Para conseguir um benefício social;
ü  Consulta médica e agendamento de exames na rede pública, principalmente para especialistas;
ü  Poupa tempo-tirar documento (RG);
ü  Entrada de pedido de pensão no INSS por morte;
ü  Conseguir vaga nas escolas e creches;
ü  Hospitais públicos;
ü  Biblioteca Cora Coralina;
ü  Posto de saúde;
ü  Ministério do trabalho se precisar fazer uma reclamação trabalhista;
ü  Banco, cartório, telefônica, SABESP;
ü  Aposentadoria (exigem muitos documentos, porém não são necessários, pois os mesmos estão no sistema do governo no computador)
2.) QUAL A IMPORTÂNCIA DA BUROCRACIA PARA VOCÊ?
ü  Pai da Ana Júlia - Luciano Azevedo – A burocracia do Brasil é a pior do mundo. Aqui as coisas só funcionam para quem tem dinheiro e poder passado por cima de tudo para obter algo. Muitas coisas aqui no Brasil acontecem por falta de respeito com a sociedade. Neste caso a lei é cega.
ü  Pai da Raissa - Rodrigo – Não tem importância nenhuma, porque a burocracia é só para dificultar a vida, principalmente dos pobres. 
ü  Mãe da Raissa – Eliane – Concorda com o marido, a burocracia só dificulta a vida. Será que para os ricos existe burocracia?
ü  Pai do Pedro – Marcos -  Na verdade não é importante, é mais transtorno polêmico da vida.
ü  Mãe do Guilherme - Enedina - CIC- Centro Integrado de Ferraz de Vasconcelos, burocracia para conseguir a bolsa família, necessários muitos documentos e passa por processos burocráticos, porém a avó Cida diz ser necessária à burocracia neste caso para comprovar se a pessoa necessita realmente do benefício. A documentação e os procedimentos são analisados para se saber se são verdadeiros.
ü  Avós da Sthefany - Avó Sônia e Avô Josias – dizem que é uma longa espera para se conseguir algum serviço dos órgãos (Poupa Tempo, Banco, cartório, telefônica, SABESP; hospitais, INSS) solicitar um documento, agendar horário, esperar horas para assinar, depois carimbar digital e aguardar mais 7 dias para retirar a documentação. Eles dizem que a burocracia é importante para a organização do país, entretanto é muito lenta e acaba dificultando a vida das pessoas pelos exageros nessa organização. 
ü  Mãe do Renato – Luciana – Na verdade a burocracia não tem importância alguma, pois tudo fica mais difícil com tanta burocracia, principalmente aqui no Brasil, que resumindo não leva a nada.

PARA CASA – 13/03/2015
ü  A mãe da Raissa, Eliane, respondeu a pesquisa e encerrou com uma pergunta: SERÁ QUE PARA OS RICOS EXISTE BUROCRACIA?

O QUE VOCÊS FAMILIARES ACHAM ?
3º ano B - Profª Marilli e Gabriela








4º ano A - Profª Joyce























Após as aulas de Sala de Leitura e Informática a Profª Rosana do 2º ano A fez um levantamento com os alunos do que eles já haviam aprendido sobre a Mafalda, de acordo com suas colocações a profª foi registrando na lousa e para ilustração e com seu "Dom" Artístico desenhou a Mafalda na praia.



Atividades

PESQUISEM NO DICIONÁRIO: INQUILINO

O QUE MAFALDA QUIS DIZER COM ESTA FRASE.


MAFALDA – FUTURO                                                                        
VAMOS PESQUISAR NO DICIONÁRIO: REACIONÁRIO      
ANALISE ESTAS TIRAS E FAÇA SEU COMENTÁRIO   












As alunas Laura Fernada e Naiana Gabriela do 3ºA -Profª Joyce, trouxeram para compartilharem em sala de aula exemplares da Mafalda.

Laura trouxe um livrinho confeccionado pelo pai em uma gráfica.




Naiana trouxe um livro com publicação dos 10 anos de Mafalda.







                      

Após a leitura da tira de Mafalda sobre sua adoração pelo desenho do pica pau, os alunos do 3º ano B realizaram a atividade sobre seus desenhos preferidos.




























No Laboratório de Informática atividade com os 2º anos: Nome do desenho favorito e desenho











1º ANO B - Profª Marisa


Atividade realizada com o 3º ano B sobre os personagens e suas respectivas características.

Os alunos pintaram, recortaram e montaram os personagens com os balões das falas respectivas dos personagens.



















Resultado












Atividades realizada com os 3º anos A (Profª Joyce) e B ( Profª Marilli e Gabriela)
DEMOCRACIA




















Os alunos do 3ºB Profª Marilli e Gabriela realizaram uma atividade sobre uma tira da Mafalda sobre CULTURA. 
1º momento: Os alunos registraram suas opiniões o que achavam que é ter cultura. depois socializaram com os demais colegas da turma, onde a professora como escriba registrou em forma de lista na lousa.
2º momento: Busca no dicionário: o significado de cultura- registro e socialização.










 3º momento: Pesquisa na internet: Definição de cultura.





4º momento: Conclusão: registro do que entenderam com suas palavras- Qual a importância de possuir cultura e qual personagem das histórias da Mafalda acham importante ter cultura.

Nossa turma do 3º ano B chegamos a conclusão de que a cultura é muito importante, porque no futuro seremos alguém na vida e teremos um mundo melhor.
Os personagens que acham a cultura importante: Mafalda, pai e a mãe. Manolito somente acha importante saber a matemática, para poder trabalhar no armazém do pai para ganhar muito dinheiro.

·         CANTINHO DA MAFALDA” – sala de aula

·         Tirinhas marcantes da história de Mafalda como: Mundo doente, Beatles, Pica-pau, Importância a natureza, preconceito, aversão a sopa e outras.
·         Frases chaves da personagem Mafalda.
·         Humor - Diversas tiras para leitura com entretenimento.
·         CAIXA COM GIBIS (Gênero- Historias em Quadrinhos);

A professora Gabriela e Professora Estagiária Amanda do 3ºB, confeccionaram o painel em sala de aula do “CANTINHO DA MAFALDA”, contendo os dez personagens e balões de falas marcantes das Histórias em Quadrinhos de Quino.
Sob a mesa irão ficar diariamente apostilas de tirinhas de entretenimento, características de cada personagem e temas abordados pelo autor muito relevantes como: preconceito, críticas ao governo, amor de Mafalda pela banca de Rock: Os Beatles, seu ódio por sopa, as invenções, indignação de Mafalda por não ter televisão, seu amor pelo desenho do pica pau e mundo doente.
Agradecimentos especiais a essas duas profissionais que com seu profissionalismo e capricho realizaram este lindo painel, que por sua vez encantaram as crianças com esta arte.
Obrigada de coração.

Profª Marilli 






















Neste cantinho há várias apostilas com tiras da Mafalda e exemplas para que as crianças tenham acesso a leitura quando terminam as atividades propostas



Painel das tiras de Mafalda confecionada na sala de aula do 3º ano B pelas professoras Gabriela e Amanda, onde os alunos terão acesso constante para leitura após realizarem suas tarefas.







ü  Reflexão:
·         Mafalda diria as mesmas coisas hoje em relação ao mundo que vivemos?
Mural metrô: Olha, este é o mundo viu? E sabe porque este mundo é lindo? Porque é uma maquete. O original é um desastre.
ü  1ºanos - Atividade com balões das falas dos personagens:  o aluno fará a leitura e identificará o personagem correspondente a fala.
ü  2º anos – Ordenar as tiras: *Recortar as tiras e os alunos irá ordenar na sequência.
*Confecção de fantoches
ü  3º anos – Criação das falas: HQ com balões sem as falas dos personagens, os alunos irão criar afalas à partir de um tema.
ü  4º anos - Confecção de um mural no pátio
* Com frases chaves, que caracterizam a personagem, visitação das outras turmas para colocarem suas opiniões e comentários sobre as frases de Mafalda.
* Texto narrativo - Os alunos irão elaborar um texto narrativo sobre uma tira escolhida.
            * REFLITA SOBRE ESTAS FRASES DE MAFALDA:
Exemplos:

·         “O MUNDO ESTÁ DE CABEÇAPARA BAIXO”.
·         “PARE O MUNDO QUE EU QUERO DESCER”.
O QUE ELA QUIS DIZER COM ESTAS FRASES?

ü  5º anos - Invenção: após explorar as tiras das invenções de Mafalda, cada aluno escolherá um objeto e criar uma invenção com o mesmo.
ü  8º anos - Elaboração de um texto crítico: escolher uma tira e elaborar um texto crítico sobre o assunto tratado na tira.
OBS: Todas as atividades aqui elencadas, embora estejam dividas por anos, poderá ser trabalhada em todos os anos pelos profª em sala de aula, sendo adaptadas de acordo com a faixa etária e níveis de aprendizagens.
·         LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:
·         Acesso a página Facebook na fanpage: “APRENDENDO EM REDE: IDEIAS COMPARTILHADAS”, para apreciarem os trabalhos realizados pelos colegas e colocarem comentários nos mesmos.

·    Vídeos:  da exposição “O Mundo Segundo Mafalda”


Os alunos dos 1º anos assistiram as fotos da EXPOSIÇÃO: O MUNDO SEGUNDO MAFALDA, mediado pela POIE Marilli dando as devidas explicações.





·         Vídeos: da comemoração da celebração dos 50 anos da personagem Mafalda.

·        https://www.youtube.com/watch?v=NPRzb2sQ8Uk
















Depoimentos
Os alunos João, Yasmin, Rhaissa, Geovanna, Eliabe, Thiago e Kaique do 4ºA, Profª Joyce, deram seus depoimentos a ida a exposição "O mundo segundo Mafalda". Os depoimentos foram gravados pela aluna monitora Sarah do 5ºA e postados na fanpage do projeto e youtube.


https://www.youtube.com/watch?v=poJlVPqFt6w&feature=youtu.be



Desenho animado de Mafalda

Características do personagens
Demonstração de tiras


https://www.youtube.com/watch?v=CzG643BlBd8

  











































  Leitura para conhecimento de Mafalda:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mafalda
            http://www.brasilescola.com/redacao/cinquenta-anos-mafalda.htm

















·         Curiosidades sobre a personagem Mafalda: 
 http://entretenimento.r7.com/blogs/r7-cultura/2014/09/29/mafalda-faz-50-anos-7-curiosidades-da-personagem/







  • Navegação no Blog: http://clubedamafalda.blogspot.com.br
  • Tiras diárias- os alunos farão comentários nas tiras diárias expostas no Blog.Os alunos dos 3º A e B e 4º anos acessaram o Blog do Clube da Mafalda, realizaram a leitura de algumas tirinhas e colocaram comentários nas mesmas.





























Alunos do 5º ano A e 3º ano B realizaram a leitura do Power Point sobre a MAIOR PREOCUPAÇÃO DE MAFALDA - O MUNDO, depois iniciaram a busca de imagens dos personagens e cenários para posteriormente criarem tirinhas.













































Análise da tira abaixo na Fanpage do projeto - facebook
ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM OS 2º ANOs A e B - 5º ANOs C e D 

Os alunos acessaram fanpage do projeto e identificaram o tema proposto pela tira após a leitura e depois colocaram comentários e opiniões relacionados ao preconceito.
Executaram a leitura da tira de Mafalda e registrem em comentários, qual o tema abordado e sua opinião sobre este tema.



























A aluna Larissa Queiroz do 2º ano A - Profª Rosana, fez de livre e espontânea vontade um desenho da Mafalda e seus pais. Que capricho.


Atividade realizada com o 3º ano B. Os alunos acessaram a fanpage do projeto Mafalda com o login e senha da nossa unidade escolar, observaram a imagem da Mafalda e realizaram uma reflexão e registraram suas opiniões em comentários.











Atividade realizada com os 1º ano A (Profª Sandra) e 1º ano B (Profª Marisa) no Laboratório de Informática. Completando a menina Mafalda, escrita do seu nome e contagem do número de letras do nome.

1ºB - Profª Marisa
























1ºA - Profª Sandra





























 Atividade relacionada ao ódio de Mafalda por SOPA e seu amor pelos Beatles













DINÂMICA realizada com os 1º ano A (Profª Sandra) e B (Profª Marisa)


A POIE Marilli acompanhadas das Profª Sandra e Marisa, realizou primeiramente a leitura de algumas tiras de Mafalda, depois realizou a leitura das falas e os alunos encaixavam em seus respectivos personagens.  

1º ano A - Profª Sandra

























1º ano B - profª Marisa






Os alunos monitores nos encontros semanais criaram uma Histórias em Quadrinhos com temas variados escolhidos por eles próprios, vejam o resultado abaixo:




















































































Início do trabalho desenvolvido com os 4º e 5º anos, criação do 1º slide no Power Point com Título, subtítulo, nome e ano que estuda e uma tira da Mafalda em uma busca no google, copiaram e colaram.














  
Os alunos do 3º ano B, Profª Marilli e Gabriela  realizaram uma pesquisa das formas de preconceitos e posteriormente fizeram a lista dos tipos de preconceito.
http://www.em10taque.com/10interessante/os-10-preconceitos-mais-comuns/

LISTA

üClasses sociais – pobre
üAparência
üNativismo – emigrantes
üIdade
üRacismo – cor
üPeso / Tamanho
üReligião
üDeficientes
üHomofobia
üSexismo (um sexo superior ao outro)

Construção de 2 (dois slides) no programa Power Point com uma imagem representando cada preconceito. Os alunos fizeram a busca na internet, copiaram, colaram e escreveram as formas de preconceitos.






















Os alunos do 1º ano B - Profª Marisa, realizaram a leitura (alternada) do alfabeto no telão, frisando as vogais e consoantes. No Power Point os personagens da Mafalda com imagens para  completaram os nomes dos personagens somente com as vogais.



















1º ano A - Profª Sandra










Alguns desenhos com frases e HQs feitos pelos alunos dos 5ºB (Profª Verônica) - 5ºC (Profª Gisele e 5ºD (Profª Simone) em sala de aula





















3ºB (Profª Marilli e Gabriela)




Os alunos dos 2ºano A – Profª Rosana, criaram frases em sala de aula e construíram no Laboratório de Informática, utilizando o programa Power Point slides com o tema: PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
















Os alunos Alisson e Guilherme do 5º ano D - Profª Simone, fizeram um slide com uma frase sobre a água e a aluna Yasmin sobre crítica ao governo.







PRODUÇÃO ESCRITA E ILUSTRAÇÃO

QUAL O MUNDO QUE QUEREMOS?



















Os alunos do 3º ano B, Profª Marilli e Gabriela  realizaram pintura, recorte e colagem dos personagens e criaram frases voltadas a questão ambiental.






Os alunos do 3°B - Profª Marilli e Gabriela e estagiária Amanda criaram SLIDES no programa do Power Point com FRASES criadas por eles com o tema: PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE e MUDANÇAS PARA UM MUNDO MELHOR.

Será feito um livro para exposição na mostra cultural.










Slides criados pelos alunos dos 2º / 3º / 4º / e 5º anos de frases criados pelos próprios alunos no Laboratório de Informática, utilizando o programa Power Point dividas por temas: preservação do meio ambiente, críticas ao governo, preconceito e discriminação e melhorias para o mundo que vivemos.

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE































PRECONCEITO e DISCRIMINAÇÃO











MUDANÇAS PARA UM MUNDO MELHOR























CRÍTICAS AO GOVERNO





MUNDO DOENTE

Slides criados pelos alunos dos 2º / 3º / 4º / e 5º anos de HQs – Histórias em Quadrinhos criados pelos próprios alunos no Laboratório de Informática, utilizando o programa Power Point dividas por temas: preservação do meio ambiente e preconceito e discriminação.

PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO


































































HUMOR




Os alunos do 3º ano B - Profª Marilli e Profª Gabriela criaram frases sobre o meio ambiente utilizando os personagens da Mafalda.




Os alunos 3º ano B - Profª Marilli e Profª Gabriela criaram as falas nos balões das tiras da Mafalda para posteriormente serem expostos na mostra cultural.






Esta turma do 3ºB é sensacional, olhem que obra de arte criaram? Quadros dos personagens da Mafalda utilizando massinha e molduras de jornal...


















RESULTADOS OBTIDOS...














Atividades realizadas com os 4º anos na fanpage do facebook página do projeto
REFLITA SOBRE ESTAS FRASES DE MAFALDA:
“O MUNDO ESTÁ DE CABEÇAPARA BAIXO”.
“PARE O MUNDO QUE EU QUERO DESCER”.
O QUE ELA QUIS DIZER COM ESTAS FRASES?







 Reflexão: 

MAFALDA DIRIA AS MESMAS COISAS HOJE EM RELAÇÃO AO MUNDO QUE VIVEMOS? 

Mural metrô: Olha, este é o mundo viu? E sabe porque este mundo é lindo? Porque é uma maquete. O original é um desastre.



HQs PRODUZIDOS PELOS PRÓRIOS ALUNOS






·        ·        Fund I e II -  OFICINA de criação de HQ utilizando o site HAGÁQUÊ
O HagáQuê é um software educativo de um editor de histórias com um banco de imagens com os diversos componentes para a construção de cenários, personagens e histórias em quadrinho. Facilitando o processo de criação de uma história em quadrinhos com recursos suficientes para não limitar sua imaginação.

Projeto Aluno Monitor:  

 Escolha um aplicativo (Movie Maker, Power Point, PIVOT, Audaçady, Tuxpaint, scrach e outros) disponíveis no computador da nossa unidade escolar, buscar vídeo aula sobre o aplicativo, e criar com autonomia uma apresentação: Sugestões viáveis para tornar o mundo em que vivemos melhor para convivermos;
 Bate papo, troca de Informações e discussão sobre o assunto tratado no projeto;
Expressão de opinião através de sua publicação em meio digital, publicação com uso de diferentes linguagens em espaço virtual (fanpage “APRENDENDO EM REDE: IDEIAS COMPARTILHADAS”;
 Publicações de atividades no ambiente virtal fanpage “APRENDENDO EM REDE: IDEIAS COMPARTILHADAS”.


















Os alunos monitores publicaram suas Histórias em Quadrinhos na Fanpage do projeto Mafalda


Vídeo: encontro dos escritores Maurício de Souza com Quino, articulação entre as histórias de Mônica e Mafalda.




Teste: http://educacao.uol.com.br/quiz/2014/04/25/mafalda-faz-50-anos-em-2014-voce-conhece-a-historia-da-personagem-teste-se.htm





Leitura: http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2014/09/29/mafalda-chega-ao-50-anos-sem-perder-atualidade-quadrinistas-comentam.htm#fotoNav=1






·         SALA DE LEITURA:
·         Biografia do autor: JOAQUÍN SALVADOR LAVADO (QUINO).
·         Caracterização dos personagens.
·         Leitura compartilhada de tirinhas pré-selecionadas pelas professoras com xerox para cada aluno, após a leitura os alunos farão os comentários pertinentes à respeito das mensagens das tirinhas.
·         Cartaz-Mural - Listar coisas que mudariam no mundo.


Trabalho realizado na Sala de Leitura com Profª Fernanda com: 3ºA, 2ºA e 5ºA. 

Leitura compartilhada de tirinhas, após leitura da Biografia do autor Joaquin Salvador Lavado - QUINO.




Vídeo realizado com o 3ºA - ProfªJoyce
Sala de Leitura - Profª Fernanda


·         Trabalhar com o exemplar “TODA MAFALDA ÚLTIMA TIRA” Martins Fontes.

·         INGLÊS:
·         Fund I- Tradução de uma tira utilizando o dicionário, à partir de um tema;
·         Fund II – Grafitagem e confecção de camisetas com frases de protesto, técnica com lixa.

Teacher Roberta de inglês realizou a tradução de uma tirinha da Mafalda com o 3ºB sobre PRECONCEITO no Laboratório de Informática com o google tradutor.Cada aluno recebeu uma tira em português e uma tira com os balões das falas vazio (tamanho maior), para que pudessem realizar a tradução.

Para casa a teacher pediu que criassem uma frase contra o PRECONCEITO RACIAL.



















A Profª ROBERTA de Inglês – passou para os alunos do 3ºB da um documentário sobre a vida dos BEATLES, fazendo a mediação quando necessário com explicações pontuais de maneira contextualizada.
Os alunos amaram, levantaram e dançaram um ROCK.











2ª etapa do documentário






Os alunos amaram, se animaram, levantaram e dançaram um ROCK





Vídeo: encontro dos escritores Maurício de Souza com Quino, articulação entre as histórias de Mônica e Mafalda.


Teste: http://educacao.uol.com.br/quiz/2014/04/25/mafalda-faz-50-anos-em-2014-voce-conhece-a-historia-da-personagem-teste-se.htm
http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2014/09/29/mafalda-chega-ao-50-anos-sem-perder-atualidade-quadrinistas-comentam.htm#fotoNav=1


SALA DE VÍDEO: FILME: Mafalda 45 anos / cinema mudo

Filme baseado nas tiras cômicas de Mafalda. Em 1979, suas histórias foram transformadas em uma animação e nelas é possível verificar o contexto da Argentina submetida à censura de um regime ditatorial.
Mafalda entende que ao preferir a vida de dona de casa sua mãe deixou de ser alguém.
FINALIZAÇÃO
TESTE: O que você sabe sobre a personagem?
ENCONTRO COM A TURMA DA MÔNICA


TEATRO MAFALDA
Nos dias 12 e 13 de Agosto, houve o teatro da Mafalda com os atores: Gabriel Palie e Cláudia Montechi com o diretor Marcos Machado, com uma reprodução fiel retratadas nas tiras da Mafalda com todos os temas abordados por ela.


MAFALDA ESTAVA SEMPRE PREOCUPADA COM A HUMANIDADE, A PAZ MUNDIAL E COM O DESTINO DO MUNDO.









































































































Invenção: após explorar as tiras das invenções de Mafalda, os alunos trouxeram  alguns objetos  que utilizem para brincar em suas residências,  Explicaram que objeto que é e qual a brincadeira que fazem.





PRODUTO FINAL: EXPOSIÇÃO: O MUNDO SEGUNDO MAFALDA
Participação da comunidade escolar

1ºanos – Flores confeccionadas com EVA para compor o painel da exposição para os visitantes tirarem fotos.
anos – Ordenar as tiras: *Recortar as tiras e os alunos irá ordenar na sequência.
3º anos – Criação das falas: HQ com balões sem as falas dos personagens, os alunos irão criar afalas à partir de um tema.
Personagens da Mafalda com ARGILA.
Quadros com MASSINHA e moldura com jornal.
4º anos - Confecção de um mural interativo
Com frases chaves, que caracterizam a personagem, visitação das outras turmas para colocarem suas opiniões e comentários sobre as frases de Mafalda.
Texto narrativo - Os alunos irão elaborar um texto narrativo sobre uma tira escolhida.
3º e 4º anos - Invenção: após explorar as tiras das invenções de Mafalda, os alunos que tiverem algum objeto em suas  residências  que utilizem para brincar, trarão no dia da exposição para apresentar para os visitantes.

No dia 02/09/15 realizamos a exposição "O mundo segundo Mafalda", após um trabalho desenvolvido com os alunos do ensino Fund I desde março, com variadas atividades em Sala de Aula, Sala de Leitura e laboratório de Informática.
Os trabalhos desenvolvidos pelos próprios alunos foram expostos em uma única sala de aula, contento um painel interativo, onde os visitantes participavam através da escrita com reflexões sobre algumas frases chaves da Mafalda e um telão com HQs e frases criadas pelos próprios alunos. Houve a visitação de todos os alunos da unidade acompanhados pelos professores e aberto a comunidade escolar.
Agradecimentos a todos que colaboraram durante o desenvolvimento do processo do projeto e na montagem da exposição.




























































































































































































































































































Avaliação e Auto avaliação

A avaliação será permanente e contínua no decorrer do projeto através da observação diante das atividades propostas.

O projeto será avaliado na área da Informática educativa através de rubricas construída pelos POIEs: Marilli e Edson. E os alunos também farão sua auto avaliação através da mesma.



Auto-Avaliação – 3º ano B

Os alunos foram divididos em seis grupos, para cada um foi fornecido as rubricas, após se auto avaliarem cada grupo expôs para a classe suas avaliações.












Avaliação processual e formativa:

a) da participação nos das aulas dadas
b) das ações e participações nos ambientes virtuais
c) da qualidade dos trabalhos realizados com os alunos  no uso colaborativo garantindo a interatividade entre
os alunos e suas produções, o estímulo para comentar, debater, avaliar, criticar, tendo em vista a melhoria das produções 

 Acessem a retrospectiva do pojeto no link abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=b4-R5ENBGHA

https://www.youtube.com/watch?v=nihGUPt-ZBQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário