JUSTIFICATIVA:
“Este projeto surgiu em consonância
ao projeto Conhecendo e Relembrando Mafalda Utilizando às Tecnologias” e ao
projeto Aluno Monitor “O valor real das coisas”, sendo desenvolvidos desde
março de 2015 em nossa unidade escolar e onde os mesmos retratam a problematização
das questões ambientais no mundo em que vivemos e os vários problemas
existentes, através de um processo investigativo os alunos monitores detectaram
que os vários projetos desenvolvidos em nossa escola relacionados ao meio
ambiente desde 2008 a 2014 não terem surtido efeito, problemas estes
relacionados ao meio ambiente e consequentemente em nossa comunidade.
OBJETIVOS:
Inserir noções sobre o
desenvolvimento sustentável, valorizando o meio ambiente adotando através de
pequenas ações em busca de melhorias da qualidade de vida e do planeta,
preparando as crianças para exercerem a cidadania a partir de valores e
atitudes responsáveis;
Conscientizando os educandos que
são indivíduos que interagem a todo o momento com a sociedade e com a natureza;
Estimular a criatividade, a
interatividade, autonomia e a socialização nos alunos por meio da confecção de
brinquedo utilizando materiais reutilizáveis, conscientizando-os para a
conservação do meio ambiente;
Valorizar e respeitar através da
responsabilidade e compromisso do ser humano com o meio ambiente;
Compreender a interferência do ser
humano no meio ambiente, estimulando a formação de opiniões a respeito das
consequências das suas ações.
CONTEÚDOS:
Ambientes da natureza
Cuidados com a natureza
Reutilização de objetos
Lixo urbanos
Coleta seletiva
Reciclagem
Desafios ambientais- cuidando do
ar, água, energia e lixo
Conservação e preservação da
natureza
Fauna e flora brasileiras
PÚBLICO ALVO:
Alunos do ensino Fundamental I – 3º
anos
AÇÕES:
Processo
Investigativo
– Levantamentos dos conhecimentos prévios
Na sala de aula os alunos foram
questionados:
O
que podemos fazer para preservar nosso meio ambiente?
O
que você entende por: Reutilizar- Reciclar- Reduzir – Repensar - Recusar
Os alunos realizaram o registro no
caderno depois compartilharam com a classe. Após foi feito um registro coletivo
através de anotações na lousa.
Entrevista
e Tabulação com
pais
e/ou responsáveis
Na
sala de informática- assistiram ao vídeo “Turma da Mônica- Reutilizar-
Reciclar- Reduzir?
Roda de conversa em comparação com
o levantamento das hipóteses dos alunos.
É preciso reciclar
Realizaram a leitura no site: http://www.docelimao.com.br/site/especial-kids/educacao/650-os-5-rs-da-educacao-ambiental-em-acao.html, explicação sobre os 5 Rs, na sequência fizemos uma roda de conversa em comparação com o levantamento das hipóteses dos alunos e pontuando cada R.
Em
sala de aula leitura realizada pela professora Marilli
do livro: NÃO
AFUNDE NO LIXO de Nilce Bechara.
O
aluno Carlos se candidatou a fazer o reconto da história NÃO AFUNDE NO LIXO de Nilce
Bechara, o mesmo foi gravado e publicado no youtube para ser disponibilizado no Blog
da unidade escolar.
https://www.youtube.com/watch?v=edLmgeo8eqw&feature=youtu.be
DIAGNÓSTICO
SUSTENTABILIDADE
RESULTADO
DO DIAGNÓSTICO SUSTENTABILIDADE - 3ºB
Apresentação
do resultado do diagnóstico SUSTENTABILIDADE aos alunos com explicações e
questionamentos pertinentes ao tema
Leitura
da história: Papel
e casca só se põem no lixo - autora: Patrícia Engel Secco, após
a leitura roda de conversa e registro:
Por que acontecem as enchentes?
O que é senso de limpeza?
Contextualização dos
vídeos assistidos: lixo, responsabilidade de todos, lixo e desperdício e Lixo é
no lixo.
Questionamentos
Será que o que, se vê no lixo é de fato, lixo?
Qual
o caminho sustentável de embalagens ou outros materiais que descartamos?
Após
o diagnóstico pesquisaram o conceito de SUSTENTABILIDADE
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm
letras
de
músicas com o tema: sustentabilidade.
Questionados: Qual
das músicas ali apresentadas eles conheciam,
somente pela leitura da letra da
música
3º
ano B (Profª Marilli e
Gabriela) - MÚSICAS CONHECIDAS PELOS ALUNOS
PLANETA TERRA - RENATO - JONATHAN
DEPENDE DE NÓS - ALEKSANDRO - BARBARA -
STHEFANY
A TURMA DO BALÃO MAGICO -
ALEKSANDRO
MEIO AMBIENTE - JONATHAN
Análise
os dados do cartaz " Muito além do lixo" caracterizando
o tempo de decomposição do papel, metal, plástico e tecido.
Vídeos na sala de informática
Lixo, Responsabilidade de todos II
Natureza sabe tudo- lixo e
desperdício
Tia Cecéu
- História Lixo é no lixo
PRODUÇÃO ESCRITA E ILUSTRAÇÃO
QUAL O MUNDO QUE QUEREMOS?
3ºB - VOTAÇÃO para
o nome do projeto realizado em sala de aula,
onde os próprios
alunos realizaram esta votação
Sugestões de temas para nosso projeto
As alunasYasmin e Gioavanna realizaram
o registro no BLOG as sugestões dos alunos para votação
O
VERDE É A VIDA
SALVAÇÃO
DO MEIO AMBIENTE
CUIDANDO
DO MUNDO
VIVA
O VERDE
FLORESTA
LIMPA
EU E
MAFALDA NO AMBIENTE ESCOLAR
PROJETO
AMBIENTAL DE OLHO NO FUTURO HABITÁVEL
SALVANDO
O MEIO AMBIENTE
O
MUNDO MELHOR
O
MEIO AMBIENTE E A SAÚDE ANDAM COLADINHOS, ENTÃO VAMOS CUIDAR
ATITUDE
DE AMOR PELO MUNDO MELHOR
O
MEIO AMBIENTE É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS
CUIDANDO
DO MUNDO
MEIO
AMBIENTE JUNTO COM MAFALDA
UM
VERDE MELHOR
NÃO
DESTRUA O MEIO AMBIENTE
MUNDA
DA NATUREZA
CUIDAR
DA NATUREZA E DA ÁGUA
NOTÍCIAS
AMBIENTAIS
Com 8
votos tema vencedor: O VERDE É A VIDA
3ºA - VOTAÇÃO para o nome do projeto realizado em sala de aula, onde os próprios alunos realizaram esta votação
AJUDANDO E SALVANDO O MEIO AMBIENTE
VOTAÇÂO entre O VERDE É A VIDA e AJUDANDO E SALVANDO O MEIO AMBIENTE
VENCEDOR: AJUDANDO E SALVANDO O MEIO AMBIENTE
EXPOSIÇÃO
REVERTA – OCA no Ibirapuera
ARTE
E SUSTENTABILIDADE
Sobre a exposição REVERTA (registro em
sala de aula) Cada aluna realizou a leitura de suas respostas para os colegas
da turma
O que
mais gostaram na exposição e por que?
O que
é sustentabilidade?
O que
é coleta seletiva?
Os 5 Rs
O que
é reciclagem?
Para
onde vai todo a quantidade de lixo que é produzido?
Algumas
informações importantes sobre o tema Lixo.
Os alunos criaram frases sobre o
meio ambiente utilizando os personagens da Mafalda
Os alunos criaram as falas nos balões das tiras da Mafalda
CANTINHO DAS NOTÍCIAS
Acessaram
o site http://www.embalixo.com.br/novo/?tipo=6,
para leitura do texto: TUDO SOBRE O LIXO.
Tempo
de decomposição dos resíduos e destino do lixo. Em
sala de aula fizemos o registro do conteúdo lido.
Leitura
Power Point – Tempo de composição dos resíduos, coleta
seletiva e materiais recicláveis e não recicláveis.
Leitura
Power Point – Tempo de composição dos resíduos, coleta
seletiva e materiais recicláveis e não recicláveis.
Leitura
HQ
GESTÃO DO LIXO
Leitura
HQ
GESTÃO DO LIXO
Pesquisa
de imagens: aterro sanitário, lixões, incineradores e compostagem
Processo
de COMPOSTAGEM: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/compostagem.htm
(Faça uma composteira)
Acesso
ao site: www.reverta.com.br
Os
alunos assistiram o desenho animado AS AVENTURAS DE SAMMY, realizamos um levantamento
relacionados com a questão ambiental. Fizeram a ilustração da parte que mais
gostaram do desenho sobre o meio
ambiente e criaram uma frase ambiental.
LIÇÕES SOBRE O MUNDO
Assistiram
ao desenho animado
As aventuras de Sammy,
após
o
conteúdo foi contextualizado
abordando
tema sobre o
meio
ambiente
com atividades
diversificadas.
Iremos
trabalhar com a leitura da COLEÇÃO MEIO AMBIENTE
Autores: Roberto Belli e José ConstantinoSommer
A
questão do lixo
A
poluição da água
A
destruição da floresta
A
biodiversidade
ameaçada
A
conservação da energia
O
efeito estufa
A
poluição do ar
Os
problemas urbanos
A
questão do solo
Ética
ambiental e cidadania
Como
estamos trabalhando o tema "LIXO", iniciamos a leitura com o
livro "A QUESTÃO DO LIXO", os
alunos foram complementando com os conhecimentos adquiridos anteriormente,
depois realizaram o registro das informações através de tópicos.
A
aluna Yasmin realizou a leitura "O que as pilhas e baterias podem
provocar no meio ambiente" quando
descartados incorretamente e posto de coleta em nossa região.
A
aluna Laryssa
realizou
a
leitura "Coleta
de oléo de cozinha e o descarte correto do
mesmo" e
posto de coleta em nossa região.
Leitura
O
destino do óleo de cozinha, importância da reciclagem do óleo e em que é
transformado.
Os
alunos assistiram os desenhos animados RIO I e II, realizamos
um levantamento relacionados com a questão dos
animais em extinção. Fizeram atividades
de escrita com a interpretação da história voltados ao tema: ANIMAIS EM EXTINÇÃO.
ANIMAIS
EM EXTINÇÃO
Pesquisa: Site de busca- Google-
exemplos de brinquedos com materiais reutilizados
Ilustração da história: O PLANETA PEDE SOCORRO
Acesso
ao sites abaixo: JOGOS DE
RECICLAGEM
O que é Reutilizar?
Como Reutilizar?
Que materiais podem ou não ser
Reutilizados?
Como e onde pode o comum cidadão,
adquirir material reutilizável?
Dinâmica: materiais recicláveis e não
recicláveis- os alunos do 3º ano A e B foram
divididos e quatro equipes com seis componentes em cada um. Foram feitos dois
círculos em um espaço aberto, dentro de um deles estava escrito: materiais
recicláveis e no outros não recicláveis. A profª
Joyce ia lendo a plaquinha com os materiais e ambas as equipes iam para dentro
do círculo correspondente ao material.
Oficina- construção de maquete (3ªA e 3ºB)
RESULTADO
DAS
MAQUETES
MARCELINHO- novo
personagem da Turma
da Mônica
(autor Maurício de Souza) – ele está super
preocupado com o planeta, ligado em SUSTENTABILIDADE, este personagem foi
inspirado em seu filho caçula sempre preocupado com o meio ambiente. (Vídeos:
entrevista com Maurício de
Souza e explicando sobre o personagem) e leitura de várias HQs com o personagem
Marcelinho.
Foram
passados
dois vídeos: Maurício
de Souza explicando o porque da criação deste personagem e o encontro de
Maurício de Souza com o autor Quino (Mafalda), lincando
o Projeto Mafalda ao meio ambiente.
Depois realizaram a leitura de algumas tiras com
Marcelinho e gravamos
uma
atividade realizada com oralidade – Leitura
de imagem.
Leitura:
O saci e a reciclagem do lixo
O saci – Turma da Mônica
Características do saci
Música do saci – (escrita e canto)
DOBRADURA
DO SACI
VÍDEOS:
Vou caçar saci – A lenda do saci
Leitura
e discussão: A
BIODIVERSIDADE AMEAÇADA
FREDERICO
GODOFREDO – Márcia SZÉLIGA
Vídeos: Kika, de onde vem?
plástico
Vidro
Energia
Papel
3ºA – Laboratório de Informática
Vídeos: A caça ao Saci e Sasá-
O brincar e o planeta
3ºA
- Leitura em
dupla: http://www.reutilizacaosolidaria.no.comunidades.net/index.php?pagina=1795744569
O que é Reutilizar?
Como Reutilizar?
Que materiais podem ou não ser
Reutilizados?
Como e onde pode o comum cidadão,
adquirir material reutilizável?
Iremos trabalhar com o gênero SUPER AVENTURA
PRODUÇÃO
UM LIVRO NO GÊNERO SUPER AVENTURA
CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
1-) Vídeo:
PEIXONAUTA
2-) Explicar a
proposta da confecção do livro – dividir
os grupos e temas:
ØUso
racional da água
ØPoluição
ambiental - lixo
ØDestino
correto dos resíduos ( coleta seletiva, reciclagem, reutilização de materiais,
óleo de
cozinha, pilhas e baterias, papel)
ØConservação
e preservação da natureza, envolvendo a Fauna e Flora, biodiversidade ameaçada.
ØA
conservação da energia
ØPoluição
sonora
ØO
efeito estufa
ØA
poluição do ar
ØA
questão do solo
ØÉtica
ambiental e cidadania
3-) Criação de um
super-herói
(desenho,
nome, características e personalidade) que será utilizado no texto de autoria
deles.
4-) Criação um
vilão (desenho, nome, características e personalidade) que será utilizado no
texto de autoria deles.
5-) Discutir com o
grupo e pensar em um problema real do bairro em que está inserido.
6-) Início da construção da escrita de textos em sua
estrutura narrativa própria
abordando
os temas acima.
Primeiramente os
textos serão escritos coletivamente, para que os alunos analisem a estrutura do
gênero e compreendam como organizar a escrita levando em consideração os
aspectos discursivos e notacionais.
Na etapa de escrita de texto de autoria,
os alunos serão divididos em grupos, cada aluno deve escrever seu texto,
utilizando os super-heróis criados. A ideia é eles produzirem um texto no qual
o meio ambiente esteja em perigo (um problema real do bairro onde estão
inseridos) e que o super-herói por eles criados consigam salvá-lo.
Os alunos revisarão os textos e por fim
os integrantes do grupo escolherão um dos textos de autoria para confecção de
um livro.
Estrutura
do Livro
1º Capítulo: Surgimento
do super
herói, suas características físicas e personalidade;
2º Capítulo: Surgimento
do super
vilão, suas características físicas e personalidade
3º Capítulo: O
plano do super
vilão, considerando foco, objetivos e estratégias de ação;
4º Capítulo: O
confronto, o herói aliando seus poderes e inteligência para descobrir um ponto
falho no plano do vilão para assim derrotá-lo e salvar o planeta;
5º Capítulo: Desfecho
de toda a história, possíveis aprendizagem e mudanças dos personagens
envolvidos após a experiência vivenciada;
7-)
Confecção da roupa do super
herói utilizando materiais reutilizáveis.
3ºA
e 3ºB -
Vídeo: PEIXONAUTA
3ºA e 3ºB - baseado no vídeo:
PEXONAUTA,
os alunos construíram um
texto coletivo coordenados pela Profª Joyce, onde a mesma foi a ESCRIBA
Peixonauta e o mistério dos fantasmas
Uma noite de ventania Peixonauta e
Marina estavam com muito medo. De repente eles ouviram um barulho estranho e
eles resolveram procurar o Zico.
O Zico estava se escondendo em cima
da árvore, com medo, então o Peixonauta e a
Marina apareceram.
Zico se assustou e disse:
- Os animais estão com medo dos
fantasmas!
De repente apareceu os fantasmas
voando em volta deles, depois foram embora.
Então apareceu a Popi e
eles dançaram para abrir. A Popi então se abriu e apareceram duas pistas: um patinho de
borracha e uma vassoura.
Então o Zico disse:
- O patinho é assombrado e a
vassoura é de bruxa!
O Peixonauta
disse:
- Não Zico, o patinho não é
assombrado. Tem alguma coisa errada no lago. Quem será que está ligando essa
hora da noite?!
Ele atende e é a agente Rosa, ela
fala:
- Olha isso!
E ela mostra os fantasmas e ele
desliga e diz a Marina:
- Marina temos uma missão!
O Peixonauta
chama a Margarete e vão para o lago. Chegando lá o pato estava preso no
fantasma e o Peixonauta
salvou o pato e o fantasma fugiu e a Marina pegou a vassoura e o capturou.
E o outro fantasma agarrou o rabo
do Zico e o Zico começou a gritar e correr. E a Margarete o salvou.
E o Peixonauta
coloca os fantasmas no varal e depois pegou seu identificador de fantasmas 2.1
e enfim descobriram que eram sacolas plásticas recicláveis que os humanos
haviam jogado na festa das frutas.
Eles resolveram limpar o parque
para fazer uma festa dos bichos com um montão de frutas.
OBS:
O mesmo será revisado juntamente com os alunos
REESCRITA
– 3ºB
VÍDEO:
PEIXONAUTA
TÍTULO:
PEIXONAUTA E O MISTÉRIO DOS FANTASMAS
UMA NOITE DE VENTANIA PEIXONAUTA E MARINA
ESTAVAM COM MUITO MEDO. ELES OUVIRAM UM BARULHO ESTRANHO E RESOLVERAM
PROCURAR DE ONDE ESTAVA VINDO AQUELE SOM, ENTÃO OLHARAM PARA CIMA E
VIRAM O MACACO CHAMADO ZICO SE ESCONDENDO
EM CIMA DA ÁRVORE COM MEDO.
ZICO SE ASSUSTOU E DISSE:
__OS ANIMAIS ESTÃO COM MEDO DOS
FANTASMAS!
DE REPENTE APARECERAM OS FANTASMAS VOANDO
EM VOLTA DELES, DEPOIS FORAM EMBORA. NESTE INSTANTE APARECEU A BOLA POP E ELES
DANÇARAM PARA ABRIR, A POP SE ABRIU E APARECERAM DUAS PISTAS:UM PATINHO DE
BORRACHA E UMA VASSOURA.
ZICO DISSE:
__O PATINHO É ASSOMBRADO E A VASSOURA E
DE BRUXA.
O PEIXONAUTA DISSE:
__NÃO ZICO, O PATINHO NÃO É ASSOMBRADO.
TEM ALGUMA COISA ERRADA NO LAGO.
TRIM-TRIM-TRIM... QUEM SERÁ QUE ESTÁ
LIGANDO ESSA HORA A NOITE?!
ELE ATENDE SEU TELEFONE COM TELA PLANA E
É AGENTE ROSA: __OLHA ISSO! ELA MOSTRA
OS FANTASMAS E DESLIGA.
O PEIXONAUTA FALOU:
__MARINA TEMOS UMA MISSÃO!
O PEIXONAUTA CHAMA A CORUJA MARGARETE E
VÃO PARA O LAGO, CHEGANDO LÁ O PATO ESTAVA PRESO NO FANTASMA E O PEIXONAUTA
SALVOU-O E ELE FUGIU.
MARINA PEGOU E O OUTRO FANTASMA, AGARROU O
RABO DO ZICO ELE COMEÇOU A GRITAR E CORRER.
O PEIXONAUTA COLOCOU OS FANTASMAS NO VARAL E DEPOIS PEGOU SEU
IDENTIFICADOR DE FANTASMAS 2.1 E ENFIM DESCOBRIU QUE ERAM SACOLAS PLÁSTICAS
RECICLÁVEIS QUE OS HUMANOS HAVIAM JOGADO DA FESTA DAS FRUTAS.
ELES RESOLVERAM LIMPAR O PARQUE PARA
FAZER UMA FESTA DOS BICHOS COM UM MONTÃO
DE FRUTAS.
BRINQUEDOTECA
Os
alunos do
3º ano B confeccionaram brinquedos criados com materiais reutilizados ,
apresentaram aos alunos do 1º ano B – Profª
Marisa dizendo como construíram o mesmo e como brincar depois os brinquedos
foram
destinados
à brinquedoteca da nossa escola
para que os alunos dos 1º anos usufruam dos brinquedos.
Leitura: A poluição tem solução - autor: Guca Domenico
Poluição
sonora, poluição do ar e poluição dos rios
A
destruição das florestas
Problemas
urbanos
Muita
água e sabão…mas pichação não!
Desenhos feitos pelos alunos de coisas
que são prejudiciais ao meio ambiente baseado nos vídeos : Consumo
Consciente
Após
assistirem alguns episódios do Peixonauta
, os alunos escolher um vídeo assistido para fazerem a
escrita individual
Leitura:
A
questão do solo
Autores:
Roberto Belli e José Sommer
3ºA e 3ºB - Vídeo: ILHA DAS FLORES retrata
uma
relação entre a capacidade de raciocínio humano, o consumo, o descarte de lixo
e o destino desse lixo. – documentário fictício com elementos reais filmado em
Porto Alegre no final da década de 80 em uma das ilhas em que funcionava um
lixão a céu aberto. O documentário apresenta um olhar sobre o lixo e também
sobre a ligação das pessoas com o lixo.
Atividades
Apresentar o nome do documentário e
solicitar que os alunos formulem hipóteses a respeito do que seria apresentado.
As hipóteses serão registradas No Word pela Profª
Joyce, mantidos
até o término da exibição.
Exibição do documentário
Após a exibição do filme foi
realizada uma roda de conversa sobre o registro inicial em comparação ao fime.
Depois realizaram a leitura do
poema: O BICHO de Manoel Bandeira
Após o término
da exibição, realizar algumas perguntas e registro na lousa e no caderno:
Gostaram
do filme? O que vocês acharam?
Era
aquilo que vocês pensaram?
O que
mais chamou a atenção?
Como
vocês se sentiram?
Por
que essa situação acontece?
Daria
para modificar essa situação?
Você
concorda com tudo que foi apresentado? “A sociedade brasileira deve ser desse
jeito, com gente tendo que revirar o lixo para encontrar comida e outros
materiais para sobreviver?”
Leitura:
Ética
Ambiental e Cidadania
A poluição do ar
O efeito estufa
A conservação da energia
Autores:
Roberto Belli e José Sommer
Os
alunos em
dupla ou trio revisaram os textos e
circularam as palavras com erros ortográficos e por
fim os erros
de concordância e realizaram reescrita do texto.
Parceria com a UBS JARDIM SOARES - Visitação 23/09/15 - 3ºA e 3ºB
Os
alunos do 3ºA (Profª
Marilli
e Gabriela) e 3ºB (Profª
Joyce - acompanhados pela Profª
Fernanda) foram a uma visitação à UBS (Posto de Saúde Jardim Soares), contamos
com a colaboração de funcionários da escola: coordenadora Ana Paula, inspetora
Débora e estagiária Camila.
Pelo
fato do posto estar próximo a escola fomos à pé para a visitação, aproveitando
e trabalhando os conceitos de trânsito, travessia em faixas de pedestres,
semáforo e caminhar na calçada.
3ºA |
Rumo
a apresentação das coletas realizadas na UBS
Coletas na UBS:
Coleta de óleo
Coleta de Raio X
Coleta de materiais recicláveis
Coleta de resíduos tóxicos
(medicamentos)
Lixeiras de coleta seletiva
Coleta de pilhas e baterias
Coleta de papel (Santa Marcelina –
após aproveitamento total do papel – frente e verso antes de descartá-lo.
Cantinho da leitura
Horta – plantas medicinais, roda de
chá, horta suspensa no espaço de convivência.
Divulgação do trabalho da coleta da
UBS é realizada pelos agentes comunitários de saúde.
Plantio das plantas medicinais na HORTA
COMUNITÁRIA
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
CERTIFICAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO
Ações possíveis na Unidade Escolar: com a participação do Grêmio para
divulgação.
Ponto de coleta de óleo na Unidade;
Parceria com os comércios próximos;
Cartazes na Unidade e bairro.
OBS: o dinheiro da coleta do óleo é
destinado a projetos da UBS, a empresa transforma o óleo em combustível biodisel.
Proposta de trabalho com a UBS
1ª visita em
Setembro 23/09 – (9h
– 12h)
Apresentação da UBS e da horta –
monitorada com explicações sobre as coletas;
Cinema
Gincana
Brincadeiras com materiais reutilizados
3ºB - Levantamento de
dados em sala de aula- Por que não podemos jogar o óleo
de cozinha na pia e ralos?
Texto
informativo- O destino do óleo de cozinha,
importância da reciclagem do óleo e em que é transformado. Acesso aos sites: http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2010/08/13/1434-oleo-de-cozinha.
Leitura:
Power Point –
descarte e reciclagem
Registro do conteúdo- Destino do
óleo e a Importância de reciclar.
Respostas dos alunos após leitura
no site: Quais
os danos causados na natureza se jogarmos o óleo de cozinha usado no ralo da
pia?
Polui
os rios matando os peixes;
Pode
causar entupimento na tubulação;
Poluição
dos rios;
Entope
bueiros, causando mal a natureza.
3ºA - Leitura no
site- Brinquedos reciclados- http://www.smartkids.com.br/especiais/brinquedos-reciclados.html
INFOGRAFICO
ESCOLA
SUSTENTÁVEL NOVA ESCOLA
PRODUÇÃO UM LIVRO NO GÊNERO SUPER
AVENTURA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
1-) Vídeo: PEIXONAUTA
2-) Explicar a proposta da
confecção do livro – dividir
os grupos e temas:
Uso racional da água
Poluição ambiental - lixo
Destino correto dos resíduos (
coleta seletiva, reciclagem, reutilização de materiais, óleo de cozinha, pilhas
e baterias, papel)
Conservação e preservação da
natureza, envolvendo a Fauna e Flora, biodiversidade ameaçada.
A conservação da energia
Poluição sonora
O efeito estufa
A poluição do ar
A questão do solo
Ética ambiental e cidadania
3-) Criação de um super-herói
(desenho, nome, características e personalidade) que será utilizado no texto de
autoria deles.
4-) Criação um vilão (desenho,
nome, características e personalidade) que será utilizado no texto de autoria
deles.
5-) Discutir com o grupo e pensar
em um problema real do bairro em que está inserido.
6-) Início da construção da escrita
de textos em sua estrutura narrativa própria abordando os temas acima.
Primeiramente os textos serão escritos coletivamente, para que os alunos
analisem a estrutura do gênero e compreendam como organizar a escrita levando
em consideração os aspectos discursivos e notacionais.
Na etapa de escrita de texto de
autoria, os alunos serão divididos em grupos, cada aluno deve escrever seu
texto, utilizando os super-heróis criados. A ideia é eles produzirem um texto
no qual o meio ambiente esteja em perigo (um problema real do bairro onde estão
inseridos) e que o super-herói por eles criados consigam salvá-lo.
Os alunos revisarão os textos e por
fim os integrantes do grupo escolherão um dos textos de autoria para confecção
de um livro.
Estrutura
do Livro
1º
Capítulo: Surgimento
do super
herói, suas características físicas e personalidade;
2º
Capítulo: Surgimento
do super
vilão, suas características físicas e personalidade
3º
Capítulo: O
plano do super
vilão, considerando foco, objetivos e estratégias de ação;
4º
Capítulo: O
confronto, o herói aliando seus poderes e inteligência para descobrir um ponto
falho no plano do vilão para assim derrotá-lo e salvar o planeta;
5º
Capítulo: Desfecho
de toda a história, possíveis aprendizagem e mudanças dos personagens
envolvidos após a experiência vivenciada;
Escrita
e reescrita das histórias após a correção de ortografia e pontuação
Digitação no Laboratório de Informática
da História com o gênero superaventura criadas pelos
próprios alunos
Assistiram ao Vídeo: Globo Ecologia (reciclagem de
celulares e baterias) https://www.youtube.com/watch?v=lZg6rjcAGmI depois fizemos um levantamento de ideias
relacionados ao assunto e citaram que há
coleta de pilhas e baterias no posto de saúde da região.
Leitura
da história “A
árvore que pensava”
Pesquisa
no dicionário on
line
de
palavras contidas na história para procurarem o significado e registraram no power
point.
Vik Muniz (arte
de perceber o mundo) - Lixo
Extraordinário (O lixo bem usado vira Luxo) O
documentário mostra o contato do artista plástico Vik
Muniz com os catadores de material reciclável do Aterro do Jardim Gramacho
– Vídeos: Exposição Vik
Muniz e documentários (Valter dos Santos e Magna)
Digitação
no word
da lista
dos materiais utilizados por Vik
Muniz em
suas obras
Desafio
Após
trabalhar as obras de Vik Muniz lancei um desafio:
Fazer uma obra de arte utilizando materiais inusitados
OFICINA DE REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS
Realizada
na Mostra Cultural aberta a comunidade escolar, oficina com os alunos e responsáveis, onde
confeccionaram brinquedos utilizando materiais reutilizáveis.
Anteriormente
fizemos uma campanha com as turmas para
trazerem embalagens e olhem só quanto material arrecadamos.
Foi
uma manhã repleta de harmonia, alegria e interação entre professoras, pais,
avós e alunos.
LEITURAS RELACIONADAS COM O TEMA:
Não
afunde no lixo - Nilce Bechara
O
jardim de Ceci- Gerusa Rodrigues Pinto
A
árvore falante- Rute Mendonça
Frederico
Godolfredo
O
saci e a reciclagem do lixo- Samuel Murgel
Branco
Ecologia-
Margaret Dunkle
e Robert Ingpen
Juca
Brasileiro – A água é vida – Patrícia Engel
Secco
Iremos
trabalhar com a leitura da COLEÇÃO MEIO AMBIENTE
Autores: Roberto Belli e José ConstantinoSommer
A
questão do lixo
A
poluição da água
A
destruição da floresta
A
biodiversidade ameaçada
A
conservação da energia
O
efeito estufa
A
poluição do ar
Os
problemas urbanos
A
questão do solo
Ética
ambiental e cidadania
Vídeos:
As
aventuras de Sammy
Rio I
Rio
II
Capitão
Planeta
AVALIAÇÃO
É importante levar em conta o conteúdo
aprendido, mas sobretudo, o desenvolvimento do processo e de comportamentos
leitores de textos informativos para acrescentar conhecimentos (adquiridos).
Ficar atento a postura das crianças, analisando o caminho percorrido por cada
uma delas em relação a apropriação desses procedimentos (conhecimentos).
Verificar se os alunos demonstraram
interesse no processo da pesquisa, leitura, se avançaram em relação as
hipóteses iniciais e se levantaram novas questões.
Proporcionar momentos de interação, de
diálogo, de troca de informações (todos os dias narravam notícias do jornal
relacionados ao tema “ações sustentáveis”.
AUTOAVALIAÇÃO
Utilizaremos a auto avaliação através de
rubricas tanto para mim quanto para os alunos avaliarem sua participação no
processo educativo utilizando critérios claros e objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário