Formação de POIEs -
Informática Acessível para alunos com deficiência e autismo no ambiente escolar
Tecnologia Assistiva
Datas: 27/04 - 11/05 - 12/06 - 14/09
Coordenadora: Elisabete
Nossos encontros será baseado em uma formação teórica e apresentação e manuseio dos materiais de informática acessíveis para alunos com deficiência, colaborando na formação da nossa prática pedagógica.
No primeiro encontro cada POIE realizou o relato dos alunos com deficiência em suas Unidades Escolares, desta maneira possibilitando a troca de informações, contribuindo nas nossas práticas pedagógicas, devido as situações semelhantes, compartilhando dicas de como lidar em certas situações.
No segundo encontro foi uma aula teórica da DEFICIÊNCIA FÍSICA acrescentando muitos conhecimentos teóricos
sobre a deficiência física, especificações que antes desconhecíamos, a teoria é
muito importante para que em nossa prática pedagógica possamos oportunizar as
crianças com deficiências novos estímulos e atenção de acordo com suas
possibilidades.
Houve a apresentação dos aplicativos de acessibilidade e materiais acessíveis, voltados a alunos com deficiência física, foi de extrema importância, pois poderemos no nosso fazer pedagógico criar
oportunidades as crianças com deficiências a participar da aula com
acessibilidade de acordo com suas possibilidades.
Foi realizada uma dinâmica em grupo, com cartazes com imagens do cartunista Ricardo Ferraz, interpretação de imagens, através das mesmas podemos expressar através dos cartoon, nossas opiniões e
ideias sobre o conteúdo tratado no curso.
MOUSE ESPECIAL RCT - BARBAN
Ao retornar para nossa Unidade Escolar a professora Andreza registrou os materiais acessíveis disponíveis na sala do SAAI.
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Encontro dia 16/06/15
Conhecendo a surdez: Autonomia e funcionamento do Sistema Auditivo, conceitos e classificações.
Considerado surdo o diagnóstico acima de 40 DECIBEIS (dB) e bilateral
Considerado surdo o diagnóstico acima de 40 DECIBEIS (dB) e bilateral
A cada encontro se acrescenta muitos conhecimentos teóricos
que antes desconhecia minunciosamente o tema surdez com a teoria e
exemplificações de casos das escolas que as meninas o PAAE acompanham fica mais
fácil o entendimento nos fazendo repensar em nossa prática no laboratório de
informática direcionado a alunos com essas deficiências específicas, mesmo não
tendo este público em atendimento atualmente serve de bagagem para futuros
alunos que possamos receber.
Outro acréscimo foram os vídeos apresentados para melhor
entendimento do assunto e criando oportunidade para criarmos um novo olhar para
essas especificações.
Aplicativo Câmera Mouse, este aplicativo tem a função de ajudar pessoas com problemas de coordenação motora nas mãos. Sua proposta é simples: colocar a webcam sobre o monitor, mire em seu rosto, instale o programa e comece a usar sua cabeça para mover o cursor do mouse e clicar!
Teclado colorido com as teclas grandes
Gabriel Coutinho (Síndrome de Down)- não conseguiu realizar a contento, pois o aluno não se concentra com atividades propostas no computador. A estagiária Amanda acompanhou a realização do teste.
Aplicativo Câmera Mouse, este aplicativo tem a função de ajudar pessoas com problemas de coordenação motora nas mãos. Sua proposta é simples: colocar a webcam sobre o monitor, mire em seu rosto, instale o programa e comece a usar sua cabeça para mover o cursor do mouse e clicar!
Teclado colorido com as teclas grandes
Os testes foram realizados com os alunos Gabriel Coutinho (Síndrome de Down)- 3ºB e Sabrina Macario Lopes - 5ºA - embora os dois alunos não serem deficientes físicos, resolvemos testar o programa para ver qual seria a reação dos mesmos.
Gabriel Coutinho (Síndrome de Down)- não conseguiu realizar a contento, pois o aluno não se concentra com atividades propostas no computador. A estagiária Amanda acompanhou a realização do teste.
Sabrina Macario Lopes - houve sucesso na realização do teste, a mesma conseguiu abrir os programas com o comando da cabeça. Ela adorou a experiência.
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