EMEF Madre Joana Angélica de Jesus.
“Projeto: A fantástica fábrica de chocolate”
Professoras responsáveis: Simone e Cida.
2015
“Projeto - A fantástica fábrica de chocolate”
Identificação:
Projeto: “A fantástica fábrica de chocolate.”
Duração: 2 Meses.
Público alvo: 5ºano D do ensino fundamental.
Professoras responsáveis: Simone e Cida.
Justificativa:
O livro “A Fantástica Fábrica de Chocolate” de Roald Dahl, trata de temas importantes para a aprendizagem, este livro é voltado a atitudes, normas e valores inseridos em nossa sociedade, resgatando o amor a família como eixo central de um indivíduo seguidos de sua integridade moral e ética com relação aos outros seres humanos.
Objetivo geral:
- Trabalhar com este livro infanto-juvenil de forma interdisciplinar.
Objetivos específicos:
- Desenvolver a capacidade de entender diferentes linguagens, portadores textuais;
- Estabelecer conexões entre o texto
e os conhecimentos prévios dos alunos.
- Saber localizar informações em
mapas que acompanham o texto.
- Conhecer o gênero poema, observando
duas características.
- Trabalhar o entendimento da
narrativa (começo – meio – fim)
- Incentivar a produção de textos.
- Incentivar a produção de textos.
- Desenvolver a capacidade de
organizar nomes e palavras por ordem alfabética.
- Capacidade de relacionar conteúdos específicos das quatro operações matemáticas às situações propostas do enredo do livro.
- Capacidade de relacionar conteúdos específicos das quatro operações matemáticas às situações propostas do enredo do livro.
- Conhecer a história do Chocolate e
a relação das pessoas com o chocolate em datas comemorativas como a Páscoa.
- Percepção na utilização de
alimentos saudáveis para sua alimentação
- Sensibilidade em suas atitudes para seu benefício e para a sociedade de maneira geral.
- Sensibilidade em suas atitudes para seu benefício e para a sociedade de maneira geral.
- Reconhecer texto instrucional
receita, sua funcionalidade e saber localizar informações.
- Identificar unidades de medidas de
massa e tempo e saber utiliza-las.
Desenvolvimento
As professoras nos decorrer das aulas, dispuseram de um tempo diário para leitura do livro e atividades propostas, seguindo o cronograma de atividades e planejamento pedagógico.
·
Língua Portuguesa:
Na disciplina de Português, foram explorados os nomes dos personagens da história, ordem alfabética de palavras e nomes que surgiram nos textos, foram trabalhados também ortografia, ditados, poemas e receita.
Também foi abordado curiosidades,
como de que é feito o chocolate e seu significado em diferentes partes do
mundo e sua relação com datas comemorativas, tais como a páscoa e produções de
textos relacionados com o livro.
·
Matemática
Foram criadas situações-problema envolvendo os personagens da história para entendimento das quatro operações fundamentais e sistema de numeração decimal e medidas de massa, tempo e capacidade.
·
Ciências
Foi trabalhado a utilização de diferentes alimentos para uma boa alimentação e a importância da higiene na hora da alimentação e manipulação de alimentos.
·
Geografia
Foi trabalhado as características de um mapa, suas legendas e os alunos puderam relacionar o mapa mundial com os personagens da história.
·
História
Fazendo relações das histórias de vida dos personagens e dos alunos – a história de vida de cada um.
Fechamento do projeto
O fechamento do projeto se deu com o termino da leitura do livro, foi feito também uma autoavaliação da sala sobre a experiência de trabalhar com o livro, depois os alunos foram presenteados com uma aula sobre confecção de brigadeiros de chocolate, ao qual eles puderam vivenciar como deve ser organizado o setor de montagem de uma fábrica, com suas divisões de tarefas, além da necessidade de trabalhar higiene e itens de segurança.
Avaliação
Durante todo o processo,
a avaliação aconteceu de forma continua e processual, mediante a participação, organização, disposição
para realizar as atividades propostas, também foi avaliado as construções e
desenvolvimento dos alunos durante esse processo.
Anexos.
Receita de Brigadeiro sem forno.
INGREDIENTES:
- 1 lata de leite condensado;
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó;
- 1 xícara e meia de leite em pó;
- Chocolate granulado para enfeitar e manteiga para untar as
mãos.
MODO DE
FAZER
Em uma tigela, misture bem o leite condensado, o chocolate em pó
e o leite em pó até formar uma massa homogênea, depois, leve a massa na
geladeira por 40 minutos.
Após esse tempo, basta untar as mãos com a manteiga, enrolar o
brigadeiro no tamanho que preferir e passá-lo no granulado.
RENDIMENTOS:
Rende em média 30 brigadeiros pequenos.
Fotos
:
Referências Bibliográficas.
- Dahl, Roald. A fantástica fábrica
de chocolate, 5 edição, São Paulo: Martins Fontes, 2011.
-http://pedagogaandreaeduca.blogspot.com.br/2012/03/fantastica-fabrica-de-chocolate.html
(disponível em 19/02/2015)
- Orientações Curriculares e
Proposição de Expectativas de Aprendizagem para o Ensino Fundamental- Ciclo I-
Primeiro ao Quinto Ano, 2007 SME/DOT
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