SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Objetivos
*Identificar na
história os diferentes personagens e suas características;
*Desenvolver
a linguagem oral, através da exposição de ideias sobre a história.
*Estimular
o reconhecimento de atitudes de amizade, companheirismo, afetividade e
solidariedade, conquistados através de gestos simples.
*Estar
inserido no processo de alfabetização e letramento.
*Desenvolver
o senso ético.
*Demonstrar
que todo ser vivo, precisa de cuidados especiais e carinho para viver.
*Proporcionar
atividades que estimulem o potencial criativo;
*Contar e representar
a história para melhorar as possibilidades de comunicação e pronuncia das
palavras.
Metodologia
Apresentar a história através da leitura pela
professora "A Margarida Friorenta”.
·
Vídeo da história: A Margarida Friorenta:
http://www.youtube.com/watch?v=HSBGqr2IR4U
·
Comparação das duas versões.
·
Interpretação oral e escrita da história, Identificando no texto o que é: seres vivos
(cachorro, planta, menina, borboleta) e não vivos (boneca, caixa, roupas);
SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DAS DUAS
VERSÕES:
A MARGARIDA FRIORENTA
SEMELHANÇAS
·
O CACHORRO MOLEQUE
LEVOU O VASO DA MARGARIDA AO QUARTO DE ANA MARIA;
·
DONA DA FLOR: MENINA ANA
MARIA;
·
A BORBOLETA FOI
QUEM AVISOU ANA MARIA QUE MARGARIDA ESTAVA COM FRIO;
·
A MARGARIDA ESTAVA
COM FRIO;
·
ANA MARIA DEU BISCOITO
PARA O CACHORRO;
·
MARGARIDA ESTAVA NO JARDIM
E DEPOIS NO VASO;
·
MARGARIDA FOI VESTIDA COM
O CASACO DA BNECA DE ANA;
·
A MARGARIDA SE COBRE
COM FOLHAS.
DIFERENÇA
·
A COR DA BORBOLETA: NO
TEXTO A BORBOLETA ERA AZUL E NO VÍDEO A BORBOLETA ERA LARANJA.
PERSONAGENS- SERES VIVOS
·
ANA MARIA
·
MARGARIDA
·
CACHORRO MOLEQUE
·
BORBOLETA
PERSONAGENS- NÃO VIVOS
·
BONECA
·
CASACO- ROUPAS
·
CASA
·
VASO
·
BISCOITO
**Oralidade sobre valores.
SENTIMENTOS
·
PENA
·
DÓ
·
TRISTEZA
·
AMOR
·
AMIZADE
·
FELICIDADE
·
CARINHO
·
ALEGRIA
·
SOLIDARIEDADE
·
Confecção dos personagens com massinha:
Atividades: expressando sentimentos, colocar em
ordem os acontecimentos da história e Produção textual:
A MARGARIDA FRIORENTA
Era uma vez uma margarida em um jardim.
Quando ficou de noite a margarida começou a tremer.
Ai passou a Borboleta Azul.
A borboleta parou de voar.
- Por que você esta tremendo?
- Frio!
- Oh! E horrível ficar com frio! E logo em uma noite tão escura!
A Margarida deu uma espiada na noite.
E se encolheu nas suas folha s . A Borboleta teve uma idéia:
- Espere um pouco ! E voou para o quarto de Ana Maria.
-Psiu, acorde!
- Ah? E você, Borboleta? Como vai?
- Eu vou bem. Mas a Margarida vai mal.
- O que e que ela tem?
- Frio, coitada!
- Então já sei o remédio. E trazer a Margarida para o meu quarto.
- Vou trazer já.
A Borboleta pediu ao cachorro Moleque:
- Você leva esse vaso para o quarto da Ana Maria?
Moleque era muito inteligente. elevou o vaso muito bem.
Ana Maria abriu a porta para eles. E deu um biscoito para Moleque.
A Margarida ficou na mesa de cabeceira.
Ana Maria se deitou. Mas ouviu um barulhinho. Era o vaso balançando. A Margarida
estava tremendo.
- Que e isso?
- Frio!
- Ainda? Então já sei! Vou arranjar um casaquinho para você.
Ana Maria tirou o casaquinho da boneca. Porque a boneca não estava com frio
nenhum. E vestiu o casaquinho na Margarida.
- Agora, você esta bem. Durma e sonhe com os anjos. mas quem sonhou com os anjos foi Ana Maria. A
Margarida continuo a tremer.
Ana Maria acordou com o barulhinho.
- Outra vez? Então já sei. Vou arranjar uma casa para você!
E Ana Maria arranjou uma casa para Margarida. Mas quando ia adormecendoou otruov ibua rulhinho.
Era a Margarida tremendo.
Então Ana Maria descobriu tudo.
Foi lá e deu um beijo na Margarida
A Margarida parou de tremer. E dormiram muito bem a noite toda.
No dia seguinte Ana Maria disse para a Borboleta Azul:
Sabe, Borboleta? O frio da Margarida não era frio de casaco não!
E a Borboleta respondeu:
- Ah! Entendi!
(autoria: Fernanda Lopes de Almeida - ao repassar respeite a autoria).
Música:
A
margarida (melodia ciranda cirandinha) –
Desafio cantar com outros ritmos de outras cantigas de
roda.
Elaboração de frases com o personagem
favorito.
Pesquisa no Laboratório de informática do nome de outras flores e o registro (a lista) foi feito no Word pelos próprios alunos, cada um escreveu o nome de uma flor.
LISTA
DE FLORES
PESQUISADOS
E DIGITADOS PELOS ALUNOS DO 2ºC
NO
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
LIRIO
ROSA
ANEMONA
BOCA DE
LEÃO
BLUE
GIRASSOL
VIOLETA
JASMIM
TULIPA
AZALEIA
CRAVO
AMARILIS
HORTENCIA
TULIPA
NEGRA
MIMOSA
DENDRON
CRAVINA
ALECRIM
DALIA
ORQUIDIA
· No Laboratório de Informática assistiram
o modo de fazer a Dobradura da Margarida no site http://www.youtube.com/watch?v=rkLdHUCUFfg e executar a dobradura em sala de aula.
A dobradura foi ensinada pela aluna GIOVANNA que ministrou passo-a-passo.
Parabéns pela sua iniciativa GIOVANNA!!!
REALIZARAM
A DOBRADURA DO CAULE DA MARGARIDA E MONTAGEM DO PAINEL
A explicação da dobradura do caule da margarida foi
realizada pelo aluno Guilherme Silva, onde os demais alunos seguiram as
instruções a contento.
Parabéns
GUILHERME SILVA pela iniciativa!!!
RECONTO DA HISTÓRIA
Alguns alunos realizaram o
RECONTO da história “A margarida friorenta” em forma de teatro, os alunos se
portaram de maneira muito espontânea e divertida.
Parabéns
a todos pelo envolvimento na atividade proposta!
PERSONAGENS: CACHORRO MOLEQUE – RENATO
BORBOLETA – ALEKSANDRO
MARGARIDA – GEOVANA
ANA MARIA – LARYSSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário