Tudo começou no dia 19/03 com a apresentação da PEÇA
TEATRAL: O LABORATÓRIO um espetáculo infantil ecológico, que retrata a importância da água e sua
preservação.
Em sala de aula os alunos do 3ºB, em duplas escreveram
em forma de LISTA a importância do conteúdo da peça,
depois apresentaram para a turma suas produções.
Próxima aula:
No
Laboratório de Informática a professora Marilli compartilhou o arquivo “O
planeta” para realizarem a leitura do conteúdo para posteriormente fazer uma roda de
conversa sobre a importância da água no planeta para nós seres humanos, o
desperdício de água e dicas de economia. Os próprios alunos com autonomia
realizaram busca de imagens e escreveram dicas de economia.
O Ciclo
da Água ( 3º Ano B)
ARQUIVO POWER POINT
ALUNOS REALIZANDO A LEITURA DO POWER POINT E BUSCA DE IMAGENS DE DICAS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA
Trabalho de Ciências
Os alunos levaram para casa o livrinho "Disputa Colégios"que ganharam do diretor da peça teatral "O Laboratório", irão realizar a leitura junto a família e fazer as atividades das páginas finais, contendo enigma, caça palavras, labirinto e outros.
Assistiram aos vídeos sobre:
*O caminho das águas
*Água dançante
*O ciclo da água
*A natureza sabe tudo, água ciclo interminável
No momento a professora Marilli foi realizando intervenções
para contextualizar o conteúdo trabalhado em sala de aula.
Os alunos pesquisaram no google o que é um panfleto, definição e imagens de panfletos.
PARA CASA
FAÇA UM
DESENHO PARA COMPOR UM PANFLETO DE
UMA CAMPANHA, QUE VISE A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O DESPERDÍCIO DE ÁGUA E
A IMPORTÂNCIA DESSE RECURSO. ESTE GÊNERO TEXTUAL É UM IMPORTANTE MEIO DE
DIVULGAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO.
PANFLETOS DE CONSCIENTIZAÇÃO
Leitura compartilhada
ÁGUA
FONTES
CADA VEZ MAIS ESCASSAS
POR
QUE A ÁGUA É CONSIDERADA UM RECURSO RENOVÁVEL?
RECURSOS
HÍDRICOS E USO CONSCIENTE (Marina Lopes)
IMPORTÂNCIA
DA ÁGUA SOLUÇÕES
VIÁVEIS
Pesquisa (Laboratório de Informática) e Registro
1 1-) O
QUE É VOLUME MORTO?
2 2-) O
QUE É UM POÇO ARTESIANO?
Em sala de aula os alunos compartilharam a pesquisa realizada no Laboratório de Informática.
1. Leitura de Quadrinhos sobre a água
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=107
Acesso: http://proflaviocasado.blogspot.com.br/2013/11/atividade-6-ano-agua-tratamento.html
01 - Ciclo da Água.
02 - Jogo da Água.
02 - Jogo da Água.
03 - Tratamento da Água.
04 - Tratamento do Esgoto.
05 - Show do Chuá.
06 - Jogo da Forca.
07 - Juca Pingo d´Água.
04 - Tratamento do Esgoto.
05 - Show do Chuá.
06 - Jogo da Forca.
07 - Juca Pingo d´Água.
Depois jogos: forca água, colorir, passatempo e ciclo da água.
No
dia 11/05/2015 inicialmente fizemos o levantamento dos conhecimentos prévios dos
alunos sobre como eles achavam que a água chega em nossas casas. No laboratório
de informática, assistimos a dois vídeos: “ O ciclo da água com a turma da
Clarinha” e “Sistema Cantareira antes e depois comparativo em vídeo real.
Futuro antecipado”. Com o objetivo de trabalhar a questão da Água para consumo,
distribuição residencial e formação de esgoto e mostrar o que é o Sistema
Cantareira, como ele era no passado e sua real situação devido a crise hídrica.
Logo
em seguida os alunos fizeram o registro da atividade descrevendo, de acordo com
o primeiro vídeo, como a água chega em nossas casas.
Leitura da história: O planetinha - autor Leônidas Grego, registro do conteúdo em lista dos problemas no nosso planeta citados no texto contextualizando o mundo em que vivemos.
Reflexão: O que está acontecendo de fato com o nosso planeta?
Preservação do meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário