Oferecer aos alunos o
projeto aluno monitor no laboratório de informática educativa - LIE, de caráter
pedagógico-educacional, não remunerado e sem vínculo empregatício, visando a
potencialização do protagonismo do aluno monitor na escola, em colaboração com
os POIEs e propiciando um ambiente à autoria. Quanto às ações relacionadas
à sua coautoria de um projeto, tratam-se de atividades de pesquisa, discussão e
criação, onde o protagonismo do aluno é exigido.
Os encontros ocorrerão no
Laboratório de Informática coordenados pelos POIEs Edson e Marilli.
O projeto será realizado às 4ª feiras das 13h30 às 17h.
Tema Gerador: “ CONHECENDO e RELEMBRANDO MAFALDA”UTILIZANDO AS
TIC’s”
Nossa equipe composta de 17 alunos monitores: Giovanna
S (9ºA), Giovanna C (3°C), Millena (9ºD), Amanda (5ºA), Evaldo (8ºC), Robson (8ºB), Sthefany (3ºB), Sarah (5ºA), Adrian (8ºC), Aleksandro (3ºB), Ana Beatriz (5ºB), Isadora (5ºB), Ismael (5ºD), Matheus (8ºA), Rhilary (9ºD), Vitor (8ºA) e Vitória (5ºA).
1º Encontro: 25/03/2015
*Os professores explicaram a proposta a ser desenvolvida no projeto
aluno monitor;
*O professor Edson nos explicou como utilizar o BlueControl e
BlueLab;
*Encapamos os cadernos, que usaremos durante o período do projeto;
*Sentamos em grupo e cada um de nós demos uma sugestão para o nome
da equipe;
*O registro do encontro nesta data foi feita pela aluna Sarah do
5ºano A juntamente com Giovanna S, Giovanna C , Millena, Amanda.
Sugestões de Nome para equipe
- MJI
- Clube escola
- MDJ
- Caminhando para o futuro
- O futuro da informática
- Info Jovem
- O mundo digital
- O caminho da informática
- O futuro somos nós
- O futuro tecnológico
Democraticamente foi realizada uma votação e o nome escolhido foi: INFO JOVEM
2º Encontro: 01/04/2015
* Os alunos monitores realizaram a filmagem dos alunos João, Rhaissa, Yasmin, Geovanna, Eliabe e Thiago do 4º A, Profª Joyce, os mesmos relataram o que acharam da Exposição "O mundo segundo Mafalda".
* Fotografaram os alunos do 4ºD, Profª Camila sob o tema "páscoa" todos pintados de coelhinhos.* Fotografaram os alunos do 4ºA, Profª Joyce, uma páscoa solidária em sala de aula.
* Os alunos monitores acessaram a página do projeto "“ CONHECENDO e RELEMBRANDO MAFALDA”UTILIZANDO AS TIC’s” para curtirem as postagens recentes e colocarem comentários.
OBS: Não foi possível cumprir o planejamento do encontro nesta data, devido a lentidão da internet impossibilitanto a publicação dos trabalhos.
3º Encontro: 08/04/2015
*Tirar foto da equipe: INFO JOVEM;
* Postagem da foto da equipe na Fanpage do Projeto Mafalda e no Blog da nossa unidade Escolar;
* Breve explicação das funções do teclado: letra maiúscula, acentuação, espaço após vírgula;
* Projeto Aluno Monitor " O valor real das coisas" - SME - será realizado na plataforma Edmodo - código upaij7,os alunos monitores efetuaram o cadastro na pataforma edmodo, porém não conseguiram anexar a foto no perfil devido a lentidão da internet (não carregou).
OBS: Não foi possível cumprir o planejamento do encontro nesta data, devido a lentidão da internet impossibilitanto a publicação dos trabalhos.
* Os alunos monitores acessaram o google na busca de imagens dos 10 personagens da Mafalda e cenários,salvaram na pasta compartilhada para posteriormente utilizarem na criação de tirinhas.
4º Encontro: 15/04/2015
Devido,a formatação de todos os computadores na sala de informática perdemos todos os dados e imagens salvos no dia do encontro anterior de alunos monitores. Portanto hoje estamos fazendo a busca no google novamente das imagens dos cenários e dos personagens da Mafalda.
iríamos fazer as histórias em quadrinhos no programa Hagaquê, mas verificamos que não temos instalado o programa nos nossos computadores.
Então decidimos criar as histórias em quadrinhos no power point.
OBS: Não foi possível cumprir o planejamento do encontro nesta data, devido aos nossos computadores não pssuirem o software HAGAQUÊ.
OBS: Não foi possível cumprir o planejamento do encontro nesta data, devido aos nossos computadores não pssuirem o software HAGAQUÊ.
Registro: aluno monitor: Matheus 8°A
A aluna monitora Rhilary explicou para o grupo como criar as histórias em quadrinhos no programa Power point.
5º Encontro: 22/04/15
1º ) Foi
apresentado aos alunos monitores a Etapa 1 do Projeto aluno monitor 2015 “O
valor real das coisas”, os alunos realizaram o cadastro com o código na
plataforma EDMODO, depois sentaram em grupo para definirem qual seria a melhor
forma de apresentar a Equipe. Por fim após várias discussões definiram realizar
um áudio de apresentação no programa Audacity, baixar as fotos de cada um do
facebook e no programa Power Point fazer uma junção da foto com a imagem.
O aluno
Evaldo do 8ºC realizou a gravação no programa Audacity de todos os alunos da
Equipe salvando na pasta compartilhada. O POIE Edson foi chamando um a um para
resgatar a foto e áudio para montagem no
Power Point.
No próximo
encontro os alunos que faltaram irão realizar a gravação para finalização do
arquivo para postagem na plataforma Edmodo.
2º) Os alunos
continuaram as Histórias em Quadrinhos do Projeto da Mafalda, a maioria deles
finalizaram, outros ainda irão continuar no próximo encontro.
3º) Os alunos acessaram o BLOG da nossa Unidade Escolar para iniciarem o levantamento
de todos os projetos que já aconteceram na sua escola com o tema meio ambiente.
Encontro destinado aos alunos que faltaram em algum dos encontros, deverão colocar em ordem toda a sequência do projeto:
• Finalização
das Histórias em Quadrinhos Mafalda;
• Foto
do aluno com sua HQ finalizada;
• Conferência
das HQ dos que terminaram junto ao aluno;
• Cadastro
na plataforma Edmodo;
• Gravação
do áudio e baixar a foto do facebook;
• Não
foi possível a publicação das HQ na fanpage do Projeto Mafalda no facebook,
cada aluno irá postar o seu trabalho, porém a internet estava funcionando muito
lentamente e não publicou as imagens.
• Não
foi possível a finalização do Power Point da apresentação da Equipe, devido a
falta do aluno monitor Aleksandro do 3ºB – motivo internado com pneumonia.
• Continuação
do levantamento de todos os projetos que já aconteceram na sua escola com o
tema meio ambiente.
OBS: Não foi possível cumprir o planejamento do encontro nesta data, devido a lentidão da internet impossibilitanto a publicação dos trabalhos.
OBS: Não foi possível cumprir o planejamento do encontro nesta data, devido a lentidão da internet impossibilitanto a publicação dos trabalhos.
As Histórias em quadrinhos estão publicadas na FANPAGE no facebook do PROJETO MAFALDA e no BLOG na página do projeto MAFALDA.
OBS: As postagens das Histórias em Quadrinhos foram publicadas em casa, devido a internet não estar funcionando normalmente permitindo as postagens na escola.
7º Encontro: 06/05/2015
Os alunos Aleksandro e Giovanna S.
finalizarem as HQs;
Foto com as HQs: Giovanna S. e Aleksandro;
Publicação na fanpage do projeto Mafalda: HQ e a foto com as HQs;
Foto com as HQs: Giovanna S. e Aleksandro;
Publicação na fanpage do projeto Mafalda: HQ e a foto com as HQs;
Formatação do Power Point da
apresentação dos alunos monitores, arquivos do programa audacity e foto e inclusão dos créditos realizados pelos alunos Evaldo e Rhilary.
Roda de conversa sobre o
levantamento de todos os projetos que já aconteceram na sua escola com o tema
meio ambiente e seleção das fotos que irão serem colocadas na linha do tempo.
O POIE Edson iria ensinar a como utilizar o site para construção da LINHA DO TEMPO no www.dipity.com porém o site não funcionou.
A aluna Vitória realizou o levantamento dos códigos na plataforma EDMODO das escolas participantes do projeto, digitou no power point e salvou na pasta compartilhada.
OBS: O site www.dipity.com para a construção da LINHA DO TEMPO, não funcionou.
Após a edição pelos alunos monitores, os POIEs realizaram a correção e publicação na plataforma EDMODO.
Publicação na plataforma EDMODO - ETAPA 1- Apresentação da Equipe Infojovem (publicação na residência devido a internet da escola não permitir a publicação);
Levantamento Finalizado
LEVANTAMENTO
DE TODOS OS PROJETOS QUE JÁ ACONTECERAM NA SUA ESCOLA COM O TEMA MEIO AMBIENTE
ANO 2008
·
Projeto Eletropaulo
ANO 2009
·
Projeto Comida de Gente (Desperdício de
alimentos no intervalo)
ANO 2010
·
Alimentação saudável (ETEC)
·
Nutrição (Posto de Saúde)
ANO 2011
·
Lixo Extraordinário
ANO 2012
·
Projeto Monitores em ação em uma escola
sustentável
·
Pequenas ações, grandes resultados
·
Educar para sustentabilidade
·
Reaproveitando e reutilizando
ANO 2013
·
Web Show Projeto Sustentabilidade
ANO 2014
·
Água
·
Alimentação
ANO 2015
·
Crise Hídrica
·
Dengue
O POIE Edson iria ensinar a como utilizar o site para construção da LINHA DO TEMPO no www.dipity.com porém o site não funcionou.
A aluna Vitória realizou o levantamento dos códigos na plataforma EDMODO das escolas participantes do projeto, digitou no power point e salvou na pasta compartilhada.
Após a edição pelos alunos monitores, os POIEs realizaram a correção e publicação na plataforma EDMODO.
8º Encontro: 13/05/2015
Publicação na plataforma EDMODO - ETAPA 1- Apresentação da Equipe Infojovem (publicação na residência devido a internet da escola não permitir a publicação);
Cadastros nos sites ISSUU,COM TIME TOAST e CAPZLES (Montagem da linha do tempo dos projetos dos anos anteriores).
Explicação do POIE Edson como utilizar os sites para construção da linha do tempo
Levantamento do registro de cada projeto - alunas Rhilary e Giovanna
Discussão – O que resultou cada uma
dessas ações. Se houver mudanças no cotidiano ou de cultura dos doentes e
discentes da Unidade Escolar.
Mãos a obra- alunos praticando a construção da linha do tempo no ISSUU - Sarah
OBS: não foi possível o término da construção da linha do tempo devido a lentidão da internet.
A linha do tempo foi publicada no site ISSUU.COM, na residência, pois nossa internet não permitiu a postagem.
LINHA DO TEMPO
Todos os Projetos sobre Meio Ambiente desenvolvidos na EMEF “Madre
Joana Angélica de Jesus” – DRE Guaianases - de 2008 à 2015.
Acessem o link abaixo e confiram:
Continuação
e
finalização da construção da linha do tempo dos projetos relacionados ao meio
ambiente de 2008 à 2015;
Discussão
–
O que resultou cada uma dessas ações. Se houver mudanças no cotidiano ou de
cultura dos doentes e discentes da Unidade Escolar e deixar o registro na Etapa
1 e blog da Unidade Escolar.
Após a discussão os alunos monitores: Sarah, Matheus, Vitória e Isadora
realizaram o registro e a montagem no programa Power Point. O POIE Edson
fazendo a conferência e os últimos retoques O arquivo foi transferido para o site ISSUU para ser publicado
posteriormente.
OBS: Publicação da linha do tempo na plataforma edmodo e Blog na Unidade Escolar foi realizada na residência,
devido a internet não permitir a publicação na escola.
PRODUTO FINAL DA DISCUSSÃO DA EQUIPE INFO JOVEM
da discussão – O que resultou cada uma dessas ações. Se houver mudanças no
cotidiano ou de cultura dos doentes e discentes da Unidade Escolar.
•Acesso a fanpage do projeto Conhecendo e Relembrando Mafalda, colocando comentários nos mesmos.
*Em grupo elaboraram perguntas para realizarem enquetes com funcionários de cada segmento dentro da nossa unidade escolar. Após a conferência e aval dos POIEs
o aluno Evaldo digitou a enquete no word.
A aluna Vitória elaborou umas frases sobre críticas ao governo e criou os slides no power point.
Publicação na plataforma Edmodo na 1ª etapa
11º Encontro: 03/06/2015
* Leitura da 2ª ETAPA do projeto disponibilizado pela SME na plataforma Edmodo e discussão com o grupo sobre as tarefas propostas.
Início das entrevistas no interior da escola
Agradecimentos a todos os funcionários que colaboraram para esta enquete, favorecendo assim o ínicio dos trabalhos da 2ª ETAPA do projeto "O VALOR REAL DAS COISAS"
12º Encontro: 10/06/2015
* Levantamento da coleta de dados da enquete realizada com todos os segmentos da nossa unidade escolar;
* Tabulação destes dados em uma planilha no Excel.
* O grupo decidiu realizar a construção de um infógrafico, para isso se faz necessário busca de imagens para elaboração do mesmo. Os alunos realizaram a busca de imagens para o plano de fundo e imagens de custo, valor e preço.
* Discussão com o grupo: Qual seria a melhor forma da devolutiva sobre a entrevista para a comunidade pesquisada?
O grupo decidiu que a melhor maneira da devolutiva será através do BLOG da unidade escolar e um mural construído no pátio da escola onde todos teriam acesso.
13º Encontro: 17/06/2015
* Acesso
a plataforma Edmodo
para verificarem os trabalhos publicados das apresentações das equipes e linha
do tempo das outras U.Es
participantes
do projeto, colocando comentários pertinentes nos mesmos.
16º Encontro: 22/07/2015
* Acessaram o google para PESQUISA das perguntas da 2ª ETAPA:
1- Conceito de: PREÇO - CUSTO - VALOR
2- CUSTO E PREÇO SIGNIFICAM A MESMA COISA?
3- EM QUE SITUAÇÕES UTILIZAMOS A PALAVRA CUSTO?
4- O VALOR DAS COISAS E O
CUSTO DAS COISAS SIGNIFICAM A MESMA COISA?
RESULTADO DA PESQUISA: DIFERENÇA ENTRE PREÇO - CUSTO - VALOR
Depois se reuniram em grupo para discussão e esclarecimentos destes conceitos, elaboraram as perguntas da enquete para as entrevistas (onde os perguntas foram digitadas pelo aluno Evaldo), se organizaram dividindo o público alvo para serem entrevistados e mãos a obra, alguns alunos iniciaram as entrevistas no interior da escola: com os funcionários de cada segmento: Administrativa: Direção, Vice direção, Coordenação, Inspetores de alunos, Guima (limpeza e cozinha), Professores e Alunos.
Agradecimentos a todos os funcionários que colaboraram para esta enquete, favorecendo assim o ínicio dos trabalhos da 2ª ETAPA do projeto "O VALOR REAL DAS COISAS"
* Levantamento da coleta de dados da enquete realizada com todos os segmentos da nossa unidade escolar;
* Tabulação destes dados em uma planilha no Excel.
* O grupo decidiu realizar a construção de um infógrafico, para isso se faz necessário busca de imagens para elaboração do mesmo. Os alunos realizaram a busca de imagens para o plano de fundo e imagens de custo, valor e preço.
http://www.oficinadanet.com.br/post/12736-o-que-e-um-infografico
Um infográfico, ou a arte da infografia, é caracterizado por ilustrações explicativas sobre um tema ou assunto. Infográfico é a junção das palavras info (informação) e gráfico (desenho, imagem, representação visual), ou seja, um infográfico é um desenho ou imagem que, com o auxilio de um texto, explica ou informa sobre um assunto que não seria muito bem compreendido somente com um texto.
Início da construção dos gráficos
O grupo decidiu que a melhor maneira da devolutiva será através do BLOG da unidade escolar e um mural construído no pátio da escola onde todos teriam acesso.
13º Encontro: 17/06/2015
* Visita a Exposição REVERTA - ARTE E SUSTENTABILIDADE - oca no Ibirapuera - Propõe
a reflexão e conscientização das pessoas sobre a reciclagem do lixo, por meio
da arte, ciência e tecnologia, com infográficos, games e obras de artistas.
14º Encontro: 24/06/2015
* Publicação no BLOG da Unidade Escolar da devolutiva;
* Decidiram em grupo qual a melhor maneira de elaborar uma notícia sobre "O VALOR DAS COISAS" tendo como base os resultados gerados na planilha eletrônica: opções telejornal, programa de rádio, animação ou outra maneira que escolherem, devendo conter, imagens, momentos das entrevistas, melhor resposta dos entrevistados, uma análise dos resultados e postar na 2ª etapa na plataforma Edmodo.
* O grupo decidiu no próximo encontro iniciar a construção de um TELEJORNAL.
* Término do levantamento da coleta de dados da enquete realizada com todos os segmentos da nossa unidade escolar;
* Construção do painel no pátio na escola da devolutiva para a comunidade entrevistada;* Publicação no BLOG da Unidade Escolar da devolutiva;
* Decidiram em grupo qual a melhor maneira de elaborar uma notícia sobre "O VALOR DAS COISAS" tendo como base os resultados gerados na planilha eletrônica: opções telejornal, programa de rádio, animação ou outra maneira que escolherem, devendo conter, imagens, momentos das entrevistas, melhor resposta dos entrevistados, uma análise dos resultados e postar na 2ª etapa na plataforma Edmodo.
* O grupo decidiu no próximo encontro iniciar a construção de um TELEJORNAL.
15º Encontro: 01/07/2015
* Selecionaram todo o material que será utilizado na gravação do telejornal;
* Construção do roteiro do telejornal;
* Início da gravação do telejornal.
16º Encontro: 22/07/2015
* Retomada do projeto "O valor real das coisas", roda de conversa para traçar as metas que serão utilizados no telejornal.
* Funções distribuídas, recursos digitais que utilizaremos e locais de gravações.
17º Encontro: 29/07/2015
* Escrita do roteiro do telejornal e divisão das funções.
* Gravações dos alunos Aleksandro, Giovanna, Emilly e Ana Beatriz explicando a definição de valor, custo e preço: gravações realizadas pela aluna Giovanna do 9ºA e suporte da aluna Rhilary do 9ºD.
18º Encontro: 05/08/2015
No encontro de hoje, nossa equipe gravou as apresentações e notícias do jornal para posteriormente ser editado o telejornal como produto final da 2ª etapa: "O valor real das coisas".
19º Encontro: 12/08/2015
Hoje continuamos a gravação do telejornal, hoje utilizando o programa audacity, fase inicial, ou seja, resumo das notícias (imagens com a voz).
20º Encontro: 19/08/15
Ocorreu em nossa Unidade Escolar,
uma peça teatral realizado pelos atores Gabriel Palie e Cláudia, sob o tema
Mafalda, onde os alunos
monitores realizaram a cobertura do evento.
21º Encontro: 26/08/15
Alguns ajustes e nova gravação de uma entrevista com o aluno monitor Ismael para a edição do telejornal.
22º Encontro: 02/09/15
- Finalização da edição do telejornal.
- •TELEJORNAL https://www.youtube.com/watchv=bx5qmIJVBCw&feature=youtube
- OBS: Publicação na residência no youtube e plataforma edmodo.
- Leitura da 3ª etapa do projeto;
- Roda de conversa, discussão e digitação no word das ideias e sugestões para as ações a serem desenvolvidas.
23º Encontro: 09/09/15
os POIEs estavamemconsulta médica.
os POIEs estavamemconsulta médica.
24º Encontro: 16/09/15
Os POIEs estavamno curso: Diálogos Interdisciplinares a caminho da autoria.
Os POIEs estavamno curso: Diálogos Interdisciplinares a caminho da autoria.
25º Encontro: 23/09/15
O grupo de alunos monitores traçaram o Plano de ação da 3ª etapa do projeto.
A mesma foi registrada na plataforma em forma de mural: http://pt-br.padlet.com,
digitadas pelas alunas Vitoria e Giovanna, o link foi publicadona plataforma
Edmodo.
Discutiram qual seria o conteúdo e modo de produção do vídeo, decidiram que
escolheriam um produto, escolheram o papel, iniciaram uma pesquisa qual o
custo para produção do papel, pontuaram algumas informações importantes e
relevantes. No próximo encontro continuarão esta pesquisa e a maneira decidiram
como irão abordar no vídeo a conscientização ambiental.
As alunas Vitória e Giovanna que ficaram responsáveis pelos registros.
digitadas pelas alunas Vitoria e Giovanna, o link foi publicadona plataforma
Edmodo.
Discutiram qual seria o conteúdo e modo de produção do vídeo, decidiram que
escolheriam um produto, escolheram o papel, iniciaram uma pesquisa qual o
custo para produção do papel, pontuaram algumas informações importantes e
relevantes. No próximo encontro continuarão esta pesquisa e a maneira decidiram
como irão abordar no vídeo a conscientização ambiental.
As alunas Vitória e Giovanna que ficaram responsáveis pelos registros.
26º Encontro e os subsequentes: 30/09/15 à 25/11/15
Os alunos monitores orientados pelos POIEs acessaram a plataforma Edmodo para leitura da 4ª e última etapa do projeto.
traçaram as metas para a realização da mesma.
Decidiram em grupo em uma produção de vídeo.
Então máos a obra: registro do roteiro das falas dos alunos.
Gravação realizada por partes para posteriormente serem editadas.
Em sua conclusão, o vídeo será publicado no youtube e na plataforma Edmodo.
Avaliação e Auto-avaliação
A avaliação será permanente e
contínua no decorrer do projeto através da observação diante das atividades
propostas.
O projeto será avaliado na área da
Informática educativa através de rubricas construída pelos POIEs: Marilli e Edson. E cada aluno também fará sua auto
avaliação através da mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário