Levantamento de
dados em sala de aula- Por que não podemos jogar o óleo
de cozinha na pia e ralos?
Texto
informativo- O destino do óleo de cozinha,
importância da reciclagem do óleo e em que é transformado. Acesso aos sites: http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2010/08/13/1434-oleo-de-cozinha.
Leitura:
Power Point –
descarte e reciclagem
Registro do conteúdo- Destino do
óleo e a Importância de reciclar.
Respostas dos alunos após leitura
no site: Quais
os danos causados na natureza se jogarmos o óleo de cozinha usado no ralo da
pia?
Polui
os rios matando os peixes;
Pode
causar entupimento na tubulação;
Poluição
dos rios;
Entope
bueiros, causando mal a natureza.
- Leitura no
site- Brinquedos reciclados- http://www.smartkids.com.br/especiais/brinquedos-reciclados.html
INFOGRAFICO
ESCOLA
SUSTENTÁVEL NOVA ESCOLA
PRODUÇÃO UM LIVRO NO GÊNERO SUPER
AVENTURA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
1-) Vídeo: PEIXONAUTA
2-) Explicar a proposta da
confecção do livro – dividir
os grupos e temas:
Uso racional da água
Poluição ambiental - lixo
Destino correto dos resíduos (
coleta seletiva, reciclagem, reutilização de materiais, óleo de cozinha, pilhas
e baterias, papel)
Conservação e preservação da
natureza, envolvendo a Fauna e Flora, biodiversidade ameaçada.
A conservação da energia
Poluição sonora
O efeito estufa
A poluição do ar
A questão do solo
Ética ambiental e cidadania
3-) Criação de um super-herói
(desenho, nome, características e personalidade) que será utilizado no texto de
autoria deles.
4-) Criação um vilão (desenho,
nome, características e personalidade) que será utilizado no texto de autoria
deles.
5-) Discutir com o grupo e pensar
em um problema real do bairro em que está inserido.
6-) Início da construção da escrita
de textos em sua estrutura narrativa própria abordando os temas acima.
Primeiramente os textos serão escritos coletivamente, para que os alunos
analisem a estrutura do gênero e compreendam como organizar a escrita levando
em consideração os aspectos discursivos e notacionais.
Na etapa de escrita de texto de
autoria, os alunos serão divididos em grupos, cada aluno deve escrever seu
texto, utilizando os super-heróis criados. A ideia é eles produzirem um texto
no qual o meio ambiente esteja em perigo (um problema real do bairro onde estão
inseridos) e que o super-herói por eles criados consigam salvá-lo.
Os alunos revisarão os textos e por
fim os integrantes do grupo escolherão um dos textos de autoria para confecção
de um livro.
Estrutura
do Livro
1º
Capítulo: Surgimento
do super
herói, suas características físicas e personalidade;
2º
Capítulo: Surgimento
do super
vilão, suas características físicas e personalidade
3º
Capítulo: O
plano do super
vilão, considerando foco, objetivos e estratégias de ação;
4º
Capítulo: O
confronto, o herói aliando seus poderes e inteligência para descobrir um ponto
falho no plano do vilão para assim derrotá-lo e salvar o planeta;
5º
Capítulo: Desfecho
de toda a história, possíveis aprendizagem e mudanças dos personagens
envolvidos após a experiência vivenciada;
Escrita
e reescrita das histórias após a correção de ortografia e pontuação
Digitação no Laboratório de Informática
da História com o gênero superaventura criadas pelos
próprios alunos.
LEITURAS RELACIONADAS COM O TEMA:
Não
afunde no lixo - Nilce Bechara
O
jardim de Ceci- Gerusa Rodrigues Pinto
A
árvore falante- Rute Mendonça
Frederico
Godolfredo
O
saci e a reciclagem do lixo- Samuel Murgel
Branco
Ecologia-
Margaret Dunkle
e Robert Ingpen
Juca
Brasileiro – A água é vida – Patrícia Engel
Secco
Iremos
trabalhar com a leitura da COLEÇÃO MEIO AMBIENTE
Autores: Roberto Belli e José ConstantinoSommer
A
questão do lixo
A
poluição da água
A
destruição da floresta
A
biodiversidade ameaçada
A
conservação da energia
O
efeito estufa
A
poluição do ar
Os
problemas urbanos
A
questão do solo
Ética
ambiental e cidadania
Vídeos:
As
aventuras de Sammy
Rio I
Rio
II
Capitão
Planeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário