SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
SEMANA
CULTURAL
CHAPEUZINHO
AMARELO – VERMELHO – DEU A LOUCA NA CHAPEUZINHA
Justificativa:
Diante
da apresentação da peça de teatro “Chapeuzinho Amarelo” na semana das crianças
pelos atores Gabriel Prata e Claudia
Montechi, surgiu a ideia de trabalharmos as histórias Chapeuzinho Vermelho e
Deu a louca na Chapeuzinho. Destacando um estudo comparativo entre as várias
versões e adaptações das histórias em questão.
Objetivos:
·
Desenvolver
comportamentos leitores e escritores;
·
Expandir
os conhecimentos sobre a linguagem dos contos;
·
Ampliar
os conhecimentos sobre a escrita, avançando em suas hipóteses;
·
Produzir
um livro a partir da escrita de um conto;
·
Produção de trabalhos artísticos – Exposição- Semana Cultural (aberto a
comunidade).
Conteúdos:
·
Teatro: Chapeuzinho Amarelo;
·
Vídeos: Contação de história Chapeuzinho amarelo (Carol Levy),
Chapeuzinho vermelho adaptação moderna, chapeuzinho vermelho(Perrault);
·
Filme: e Deu a louca na Chapeuzinho;
·
Leitura e escrita de contos;
·
Interpretação de texto;
·
Escrita do estudo comparativo entre as versões;
·
Trabalhos artísticos relacionados aos temas.
Turmas:
ü 1ºA
- 1ºB – 1ºD
ü 2ªA
- 2ªB - 2ªC - 2ªD
ü 3ºA
ü 4ºD
Link do vídeo do processo: acessem o link abaixo:
Metodologia:
TUDO
COMEÇOU ASSIM…PEÇA TEATRAL
CHAPEUZINHO AMARELO
ATORES: GABRIEL PRATA e CLAUDIA MONTECHI
SEMANA DA CRIANÇA
2ºC - AGORA É A SUA
VEZ...USANDO SUA IMAGINAÇÃO CRIE UM LIVRINHO JUNTANDO PARTES DAS HISTÓRIAS ESTUDADAS, CAPRICHEM... UTILIZEM O
MATERIAL QUE DESEJAR;
ü VÍDEOS
História de autoria de Chico Buarque contada
pela Contadora de Histórias Carol Levy.
Chapeuzinho Amarelo
narração: JUKA
texto: CHICO BUARQUE
narração: JUKA
texto: CHICO BUARQUE
Uma adaptação moderna e divertida da clássica
história dos Irmãos Grimm.
História
tradicional de Perrinut
Adaptação
Chapeuzinho
Azul
Turma
da Mônica - Chapeuzinho Vermelho 2
Chapeuzinho
colorido – José robertoTorero
Quintal
da Cultura - Chapeuzinho Amarelo
Interpretação das Histórias: registro com
autonomia
“Chapeuzinho
Amarelo”e “Deu a louca na
Chapeuzinho”
ü 1º A e 1ºB - DOBRADURAS
(CHAPEUZINHO AMARELO E VERMELHO);
ü 1ºD - CONFECÇÃO DE BONECOS
COM EVA;
ü 2ºA – MAQUETE COM ROLINHOS
DE JORNAIS;
ü 2ºB – LIVRINHOS DE
CHAPEUZINHOS COLORIDOS;
ü 2ºC e 4ºC- OFICINA MOSAICO – SÍLABAS
INVERTIDAS -COM A PERSONAGENM DA HISTÓRIA – CHAPEUZINHO AMARELO DOS
TROCADILHOS DAS SÍLABAS;
ü 2ºC – BONECOS COM VARETA;
ü 2ºC –MÁSCARAS – ALGUNS
PERSONAGENS CHAPEUZINHO VERMELHO;
2ºD - LOBO COM CAIXA
DE LEITE;
ü 3ºA -CHAPEUZINHO COM ROLINHO
DE PAPEL HIGIÊNICO;
ü 4ºD - QUEBRA-CABEÇA;
ü 4ºD - MAQUETE;
Laboratório de Informática –
Pesquisa de imagens de maquetes, modelos e modo de confecção.
Resultado
INGLÊS – PROFª ROBERTA
ü Leitura
do conto“ Little RedRiding Hood”, e confecção da cesta de frutas da
Chapeuzinho.{ Resultado do estudo do gênero “conto de Fadas” e da pesquisa de
frutas típicas da AMÉRICA eINGLATERRA}
ü -
Degustação do “Chá de amora” retirado da cesta da chapeuzinho .
ü {Resultado
da pesquisa sobre as “BERRY” em inglês e dos benefícios da amora }
ü Material:
- Cesta grande
- Polpa de maracujá
- Chá de amora
- Garrafa térmica
2ºC – PESQUISA – Laboratório de
Informática
Quais são os alimentos que chapeuzinho vermelho levava em sua cesta para
vovó ?
·
Charles
Perrault:
Leva uma torta e um
potezinho de manteiga.
·
Irmãos Grimm:
Pedaço de bolo e essa garrafa de vinho.
·
Adaptação em verso de Marta
Faria e Fatinha:
Biscoitos, bolo e docinhos.
·
Do livro "Contos de Fadas Politicamente Corretos - Uma Versão
Adaptada Aos Novos Tempos", de James Finn Gardner, adaptado por Claudio
Paiva:
Cesta de frutas frescas e água mineral.
LISTA
Ø TORTA
- PIE
Ø PÃO- BREAD
Ø MANTEIGA
- BUTTER
Ø BOLO- CAKE
Ø GARRAFA
DE VINHO - WINE BOTTLE
Ø ÁGUA
MINERAL - MINERAL WATER
Ø FRUTAS- FRUITS
Ø BISCOITOS
- BISCUITS
Ø DOCINHOS
- PASTRY
Ø 2ºC – PESQUISA DOS NOMES DA LISTA EM INGLÊS – Laboratório de
Informática
Após
a leitura os alunos buscavam os alimentos com seus respectivos nomes em inglês
para compor a cesta da Chapeuzinho vermelho.
ü 2ºB CAMILA ÉRIKA- PORTA- CASINHA (material CD e papel pardo);
Teacher Roberta realizou a
leitura em inglês da história: LITTLE RED RIDING HOOD
de Telma Guimarães
DECORAÇÃO
ü DÉBORA
- DESENHO DA CHAPEUZINHO AMARELO COM BALÕES E SEUS MEDOS NOS BALÕES, SUPERAÇÃO
DE SEUS MEDOS.
EDILEIDE e alunas do 8º ano - CASINHA DE BONECA;
ü 1ºA
e 1ºB - DECORAÇÃO COM EVA – VARIADOS
ESTAGIÁRIAS: AMANDA E VALÉRIA
ü 2ºB CAMILA ÉRIKA –LOBO para as crianças tirarem fotos;
Nenhum comentário:
Postar um comentário