Seja bem-vindo ao nosso blog. Hoje é

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PROCESSO "MIL E UMA CHAPEUZINHOS"

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
SEMANA CULTURAL
CHAPEUZINHO AMARELO – VERMELHO – DEU A LOUCA NA CHAPEUZINHA

Justificativa:
Diante da apresentação da peça de teatro “Chapeuzinho Amarelo” na semana das crianças pelos atores Gabriel Prata e Claudia Montechi, surgiu a ideia de trabalharmos as histórias Chapeuzinho Vermelho e Deu a louca na Chapeuzinho. Destacando um estudo comparativo entre as várias versões e adaptações das histórias em questão.

Objetivos:
·         Desenvolver comportamentos leitores e escritores;
·         Expandir os conhecimentos sobre a linguagem dos contos;
·         Ampliar os conhecimentos sobre a escrita, avançando em suas hipóteses;
·         Produzir um livro a partir da escrita de um conto;
·         Produção de trabalhos artísticos – Exposição- Semana Cultural (aberto a comunidade).

Conteúdos:
·         Teatro: Chapeuzinho Amarelo;
·         Vídeos: Contação de história Chapeuzinho amarelo (Carol Levy), Chapeuzinho vermelho adaptação moderna, chapeuzinho vermelho(Perrault);
·         Filme: e Deu a louca na Chapeuzinho;
·         Leitura e escrita de contos;
·         Interpretação de texto;
·         Escrita do estudo comparativo entre as versões;
·         Trabalhos artísticos relacionados aos temas.

Turmas:
ü  1ºA - 1ºB – 1ºD
ü  2ªA - 2ªB - 2ªC - 2ªD
ü  3ºA
ü  4ºD

Link do vídeo do processo: acessem o link abaixo:


Metodologia:

TUDO COMEÇOU ASSIM…PEÇA TEATRAL

CHAPEUZINHO AMARELO
ATORES: GABRIEL PRATA e CLAUDIA MONTECHI


SEMANA DA CRIANÇA







ü  VÍDEOS

História de autoria de Chico Buarque contada pela Contadora de Histórias Carol Levy.

Chapeuzinho Amarelo
narração: JUKA

texto: CHICO BUARQUE

Uma adaptação moderna e divertida da clássica história dos Irmãos Grimm.

História tradicional de Perrinut

Adaptação

Chapeuzinho Azul

Turma da Mônica - Chapeuzinho Vermelho 2

Chapeuzinho colorido – José robertoTorero
Quintal da Cultura - Chapeuzinho Amarelo





























Interpretação das Histórias: registro com autonomia
“Chapeuzinho Amarelo”e “Deu a louca na Chapeuzinho”

Atividades variadas fotocopiadas: Caça-palavras, receitas, bilhetes e inversão de sílabas





























Laboratório de informática






































EXPOSIÇÃO




ü  1º A e 1ºB - DOBRADURAS (CHAPEUZINHO AMARELO E VERMELHO);






















































ü  1ºD - CONFECÇÃO DE BONECOS COM EVA;






ü  2ºA – MAQUETE COM ROLINHOS DE JORNAIS;






ü  2ºB – LIVRINHOS DE CHAPEUZINHOS COLORIDOS;





ü  2ºC e 4ºC- OFICINA MOSAICOSÍLABAS INVERTIDAS -COM A PERSONAGENM DA HISTÓRIA – CHAPEUZINHO AMARELO DOS TROCADILHOS DAS SÍLABAS;


































 2ºC - AGORA É A SUA VEZ...USANDO SUA IMAGINAÇÃO CRIE UM LIVRINHO JUNTANDO PARTES DAS  HISTÓRIAS ESTUDADAS, CAPRICHEM... UTILIZEM O MATERIAL QUE DESEJAR;






ü  2ºC – BONECOS COM VARETA;








ü  2ºC –MÁSCARAS – ALGUNS PERSONAGENS CHAPEUZINHO VERMELHO;






2ºD - LOBO COM CAIXA DE LEITE;










ü  3ºA -CHAPEUZINHO COM ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO;

























































ü  4ºD - QUEBRA-CABEÇA;












ü  4ºD - MAQUETE;

Laboratório de Informática – Pesquisa de imagens de maquetes, modelos e modo de confecção.









Resultado



























INGLÊS – PROFª ROBERTA

ü  Leitura do conto“ Little RedRiding Hood”, e confecção da cesta de frutas da Chapeuzinho.{ Resultado do estudo do gênero “conto de Fadas” e da pesquisa de frutas típicas da AMÉRICA eINGLATERRA}

ü  - Degustação do “Chá de amora” retirado da cesta da chapeuzinho .


ü  {Resultado da pesquisa sobre as “BERRY” em inglês e dos benefícios da amora }

ü  Material: - Cesta grande
               - Polpa de maracujá
                - Chá de amora
                - Garrafa térmica

2ºC – PESQUISA – Laboratório de Informática
Quais são os alimentos que chapeuzinho vermelho levava em sua cesta para vovó ?
·         Charles Perrault:
Leva uma torta e um potezinho de manteiga.
·         Irmãos Grimm:
Pedaço de bolo e essa garrafa de vinho.
·         Adaptação em verso de Marta Faria e Fatinha:
Biscoitos, bolo e docinhos.
·         Do livro "Contos de Fadas Politicamente Corretos - Uma Versão Adaptada Aos Novos Tempos", de James Finn Gardner, adaptado por Claudio Paiva:
Cesta de frutas frescas e água mineral.

LISTA
Ø  TORTA - PIE
Ø  PÃO- BREAD
Ø  MANTEIGA - BUTTER
Ø  BOLO- CAKE
Ø  GARRAFA DE VINHO - WINE BOTTLE
Ø  ÁGUA MINERAL - MINERAL WATER
Ø  FRUTAS- FRUITS
Ø  BISCOITOS - BISCUITS
Ø  DOCINHOS - PASTRY

Ø  2ºC – PESQUISA DOS NOMES DA LISTA EM INGLÊS – Laboratório de Informática
















Teacher Roberta realizou a leitura em inglês da história: LITTLE RED RIDING HOOD de Telma Guimarães







 Após a leitura os alunos buscavam os alimentos com seus respectivos nomes em inglês para compor a cesta da Chapeuzinho vermelho.








DECORAÇÃO

ü  DÉBORA - DESENHO DA CHAPEUZINHO AMARELO COM BALÕES E SEUS MEDOS NOS BALÕES, SUPERAÇÃO DE SEUS MEDOS.







EDILEIDE e alunas do 8º ano - CASINHA DE BONECA;









ü  1ºA e 1ºB - DECORAÇÃO COM EVA – VARIADOS

ESTAGIÁRIAS: AMANDA E VALÉRIA




ü  2ºB CAMILA ÉRIKA –LOBO para as crianças tirarem fotos;





ü  2ºB CAMILA ÉRIKA- PORTA- CASINHA (material CD e papel pardo);



LEMBRANCINHA

EDILEIDE - IMÃ DE GELADEIRA– EVA, PREGADOR – IMÃ



Nenhum comentário:

Postar um comentário